Ibitinga, Quinta, 25 de Abril de 2024
Safra da laranja termina com resultado 10% menor que o esperado
Instabilidade climática é apontada como a principal causa deste resultado; fruto também ficou menor
Safra da laranja termina com resultado 10% menor que o esperado
Safra da laranja terminou com 267,97 milhões de caixas (Foto: Divulgação)

   A safra da laranja terminou com um volume 10,61% menor que o esperado. A falta de chuva contribuiu para este cenário, que pode resultar em aumentos para o consumidor.

   De acordo com o Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus), o ciclo terminou com 262,97 milhões de caixas, de pouco mais de quarenta quilos cada. 

   O coordenador da pesquisa de Estimativa de Safra 2021/2021, Vinícius Trombin, explica que a instabilidade climática foi a principal causa deste resultado. 

   "Nós tivemos geadas de alta intensidade, em julho, seguida de uma seca pelo segundo ano. Então, se a gente pegar o volume acumulado de chuva de maio a setembro, o volume ficou 70% abaixo da média histórica", explica. 

  Com menos chuvas e com as consequências das geadas, as laranjas começaram a cair dos pomares antes do tempo. Ou seja, menos fruto disponível e menor do que era esperado. 

  O peso da laranja ficou, em média, 15% do que o registrado nas últimas cinco safras, com 143 gramas. 

  De acordo com o especialista, quando uma colheita é menor do que o previsto, a quantidade de laranja disponível no mercado também diminui. Desta forma, a tendência é de aumento para o consumidor. 

  "A gente tem menos laranja, a oferta fica menor. Com isso, aquele volume de suco que se imaginava, que tinha sido projetado para ser produzido, também fica menor. A oferta menor de laranja, consequentemente, impacta em uma oferta menor de suco de laranja", concluí. 

   No dia 26 de maio serão divulgadas as datas e quais as expectativas para a próxima safra de laranja no cinturão citrícola que inclui cidades da nossa região como Matão e Brotas. 

Fonte: Araraquara On

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546