Ibitinga, Iacanga, Reginópolis e Pirajuí recebem o projeto de incentivo à leitura “Baú de Histórias”
De 09 a 12 de maio de 2022, o projeto “Baú de Histórias” estará nas cidades de Ibitinga, Iacanga, Reginópolis, Pirajuípara promover uma série de eventos especiais de incentivo à leitura.
O projeto “Baú de Histórias” irá realizar a entrega gratuita de quatro bibliotecas móveis, que serão instaladas em diferentes instituições das cidades. O projeto irá promover também oficinas de contação de histórias para crianças, como uma forma de incentivar o uso dessas estruturas.
Em Ibitinga, o evento acontece no dia 09 de maio (segunda-feira), no Projeto Crescer. No dia 10 de maio (terça-feira), a ação será realizada na EMEI Orlando Castro, na cidade de Iacanga. Na quarta-feira, dia 11 de maio (quarta-feira), a entrega será na CEM Prof.ª Celina Lucia Soares Martins, em Reginópolis. E no dia 12 de maio (quinta-feira), a ação será na EMEI Maria Zilda Gamba Natel, que fica na cidade de Pirajuí.
Todos os eventos começarão às 9h00 e além das entregas dos baús de histórias, serão realizadas oficinas de contação de histórias para o público infantil, sempre às 10h00 e 14h00, com entrada gratuita.
Montados em MDF, os baús contêm gavetas, bancos, prateleiras, mesas integradas e dispõem ainda de livros, fantoches, jogos, brinquedos lúdicos e materiais pedagógicos, que poderão ser utilizados como suporte em ações difusoras da literatura.
Entregues de forma gratuita e para uso permanente das instituições contempladas, o objetivo é que os baús de histórias sejam usados para envolver e inspirar as crianças a se aventurarem de diversas formas no universo da leitura e fantasia.
Viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, o projeto “Baú de Histórias” visa difundir a literatura para o público de 04 a 12 anos a partir das minibibliotecas entregues pelo projeto. Oferecendo benefícios que contribuem para um desenvolvimento emocional, social e cognitivo mais amplo, a literatura é considerada uma importante ferramenta para a formação do indivíduo.
Nestas cidades, o projeto é apoiado pela Ipiranga Agroindustrial S.A, empresa patrocinadora que está sempre focada na valorização das pessoas, na defesa do meio ambiente, na inovação e na qualidade. Por isso apoia ações como esta, que visam preservar o bem-estar social.
“A empresa se preocupa e valida iniciativas que promovem cultura e inclusão social. É com grande satisfação que entregamos essas bibliotecas móveis para as crianças dessas cidades. E acreditamos que ações como essa são instrumentos de desenvolvimento, interação, bem-estar e aprendizagem, abrindo caminhos para a formação de cidadãos mais conscientes e livres de preconceitos”, comenta a empresa.
Sobre a Ipiranga Agroindustrial S.A: Há mais de 30 anos atuando no mercado sucroenergético, a Ipiranga Agroindustrial S.A. é um grupo familiar, produtor de alimento (açúcar), combustível renovável (etanol) e gerador de energia elétrica de biomassa, com unidades fabris nos municípios paulistas de Mococa, Descalvado e Iacanga e na cidade mineira de Passos.
O grupo é sócio da Copersucar S.A., uma empresa comercializadora de açúcar e etanol, com logística integrada em toda cadeia, excelência operacional na produção açúcar, etanol e energia, e geração de valores de forma sustentável, preservando o meio ambiente e o bem-estar social.
Sobre o Ministério: Principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). Essas ações são patrocinadas pela empresa Ipiranga Agroindustrial S.A.
O projeto “Baú de Histórias” é uma realização do Ministério do Turismo via Secretaria Especial de Cultura com produção da Incentivar.
SERVIÇO: “Baú de Histórias” em Ibitinga, Iacanga, Reginópolis, Pirajuí
Classificação Livre - Grátis
Instituição beneficiada: Projeto Crescer
Endereço: Av. do Parque, 317, Parque Industrial – Ibitinga - SP
Quando: 09 de maio de 2022 (segunda-feira) - Horário: 9h00
Oficina de Contação de Histórias: 09 de maio de 2022 (segunda-feira) - Horários: 10h00 e 14h00
Instituição beneficiada: EMEI Orlando Castro
Endereço: Avenida das Primaveras, 690 – Jardim das Flores
Quando: 10 de maio de 2022 (terça-feira) - Horário: 9h00
Oficina de Contação de Histórias: 10 de maio de 2022 (terça-feira) - Horários: 10h00 e 14h00
Instituição beneficiada: CEM Prof.ª Celina Lucia Soares Martins
Endereço: R. Antônio Luna, Reginópolis - SP
Quando: 11 de maio de 2022 (quarta-feira) - Horário: 9h00
Oficina de Contação de Histórias: 11 de maio de 2022 (quarta-feira) - Horários: 10h00 e 14h00
Instituição beneficiada: EMEI Maria Zilda Gamba Natel
Endereço: R. Dr. Luís Barbante, 740 - Pirajuí, SP, 16600-000
Quando: 12 de maio de 2022 (quinta-feira) - Horário: 9h00
Oficina de Contação de Histórias: 12 de maio de 2022 (quinta-feira) - Horários: 10h00 e 14h00
Fonte: Assessoria de Imprensa