Ibitinga foi representada na semifinal, do Concurso Distrital de Oratória, promovido pelo Distrito Rotaractiano 4.480, nos dias 30 de abril e 1º de maio, no Hotel Ibis, em São José do Rio Preto. O Rotaract de Ibitinga participou da semifinal, representado pela jovem Yeda Crescente Mela, que já foi vencedora de um concurso de oratória, em Ibitinga, no dia 03 de abril, e conquistou vaga para a final, entre os cinco finalistas. Yeda foi classificada para o concurso final, que será nos dias 18 e 19 de junho, na Conferência Distrital do Rotaract Club (CODIRC), em Tanabi - SP.
Com o tema “E fora dos stories, você está bem?”, jovens dos Rotaract Clubs das cidades de Catanduva, Ibitinga, Itápolis, Jaú, José Bonifácio, Lins, Olímpia, São José do Rio Preto, Severínia, Tanabi e Votuporanga, 'duelaram' nos argumentos e na oratória.
No dia 30, o evento contou com um treinamento, onde os 14 candidatos ao concurso, participaram. O psicólogo, Tiago Piotto da Silva, de Ibitinga, e as rio-pretenses Aline Ferreira Pádua (jornalista) e Fernanda Missiaggia (atriz), ministraram um treinamento para os jovens participantes.
No dia 1º, os advogados Henry Atique e Everton Paulo Tinte, foram jurados do concurso, junto com outros membros da banca examinadora: Guilherme Ribeiro Constâncio (empresário), Maria Luiza de Sousa Teixeira (professora). Todos são de S. José do Rio Preto.
De acordo com a Secretaria de Comunicação e assessoria de imprensa do Rotaract Club de Ibitinga, “os critérios para avaliação foram o conteúdo dos discursos, o desempenhos dos candidatos, e linguagem utilizada”, explicou.
Rotaract Club
O Rotaract Club de Ibitinga é assistido pelo Rotary Club Estâncias da Águas, e reúne jovens de até 30 anos, que realizam projetos diversos, com intuito do lema do Rotary Internacional, que é instituir paz e harmonia entre os povos de todos os continentes, como projetos humanitários e da valorização da pessoa humana.