Ibitinga, Sexta, 26 de Abril de 2024
Sindicato Rural faz homenagem ao citricultor
Dia 08 de junho é marcado no Brasil pelo dia do citricultor e o sindicato rural enfatiza a relevância da cultura
Sindicato Rural faz homenagem ao citricultor

O Sindicato Rural de Ibitinga com extensão de base em Tabatinga, por intermédio de seu presidente, Sérgio Quinelato juntamente com sua diretoria executiva ressalta que o dia do citricultor é comemorado anualmente dia 8 de junho no Brasil. Com a finalidade de ressaltar a importância da citricultura brasileira a data foi estabelecida no país em 1969.

 No entanto, vale lembrar que a história da citricultura é bem mais antiga. Segundo relatos já documentados, poucos anos após a descoberta do Brasil, por volta de 1530, os portugueses introduziram as primeiras sementes de laranja nos Estados da Bahia e de São Paulo. No Brasil são 1,44 milhões de propriedades rurais produzindo entre laranja, limão e tangerina. A área plantada chega a 2,9 milhões de hectares, produzindo 14,9 milhões de toneladas. 

A citricultura contempla, além da laranja, que é o principal produto dessa cadeia, a tangerineira, a lima ácida e o limão e é uma das principais atividades agrícolas do mundo, apresentando alto consumo em vários países, independentemente da classe social da população.

 Atualmente, a citricultura brasileira contribui com a balança comercial nacional e é responsável por mais de 80% das exportações mundiais de suco de laranja e mais de 30% de toda a produção mundial da fruta. Quase 100% do suco de laranja produzido no país é exportado, isso graças ao produtor rural, que tem produzido, ano a após ano, frutas de excelente qualidade. São Paulo é o principal estado produtor, seguido por Minas Gerais, Paraná e Bahia.

 O Sindicato Rural de Ibitinga com extensão de base em Tabatinga, por intermédio de seu presidente, Sérgio Quinelato juntamente com sua diretoria executiva não poderia deixar essa data tão importante passar em branco. “Todos os produtores rurais têm imensa importância independente da cultura, porém, dia 08 de junho, é o dia do citricultor que representa grande parte da nossa produção rural. Não podemos esquecer-nos desta data tão significativa para a população brasileira. É com muito orgulho que eu em nome de todos os diretores, associados, amigos e funcionários do sindicato rural de Ibitinga e também de Tabatinga parabenizo todos os citricultores pela dedicação e eficiência. Parabéns, citricultor enfatiza Sérgio Quinelato.

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546