Ibitinga, Quinta, 25 de Abril de 2024
Após 2 anos, Ibitinga sediou procissão de Corpus Christi
Milhares de pessoas prestigiaram o evento e o comércio das ruas adjacentes
Após 2 anos, Ibitinga sediou procissão de Corpus Christi

    Na quinta-feira (16), turistas e a população visitaram as ruas de dez quarteirões enfeitados com bordados, edredons, tapetes, travesseiros e artigos têxteis em geral. Depois de dois anos, por causa da pandemia, o evento voltou a ter a presença de fiéis. Esta foi a 42ª edição do Corpus Christi em Ibitinga com as ruas decoradas, e o bispo auxiliar da Diocese de São Carlos, Dom Eduardo Malaspina, presidiu a solenidade.

   Milhares de pessoas prestigiaram o evento e o comércio das ruas adjacentes.

   A missa dos turistas aconteceu às 10:00 horas. Antes, às 8:00 horas, outra missa marcou o início das celebrações. Às 15:00 horas houve a saída da procissão Corpus Christi em frente da Igreja Matriz.

   A Cripta, com os restos mortais do menino Nelsinho também foi visitada pelos fiéis e turistas. O ibitinguense Nelsinho Santana, que a ele foram atribuídos milagres, está em processo de beatificação no Vaticano. Um quarteirão foi decorado com tema voltado para a beatificação de Nelsinho Santana.

  Cerca de 500 barracas, aproximadamente, que comercializaram alimentos, ou roupas, marcaram a presença no retorno das atividades presenciais no evento.

Decoração

 O tema do evento neste ano foi “Eucaristia, o pão para um povo a caminho”. Já os quarteirões, estiveram abordando o tema da campanha da Fraternidade, que é educação e fraternidade, segundo um dos organizadores do evento, Dejanir Storniolo Júnior.

  Um dos quarteirões teve a exposição das atividade do Lar São Vicente de Paula, que abriga idosos de Ibitinga e região, e é gerido com a arrecadação do evento, entre outras fontes de renda.

   Outro, teve a exposição de bordados confeccionados de forma artesanal, como era feito antigamente, por maquininhas.

Coronavírus

   Em 2020, quando a cerimônia de Corpus Christi e a procissão com as ruas bordadas completou 40 anos em Ibitinga, no primeiro ano da pandemia, somente 30% da capacidade da Igreja Matriz pôde abrigar os fiéis. Uma carreata de carros substituiu a tradicional procissão, logo após a missa. A comunhão foi distribuída em sistema de drive-thru, para fiéis que seguiam de carro, atrás do carro do padre. O mesmo aconteceu em 2021.

Manifestação de fé

  O Corpus Christi é uma tradição da Igreja Católica desde 1264. Este é o único dia em que a eucaristia, que representa o corpo e sangue de Jesus Cristo, deixa o ambiente das igrejas e percorre as ruas das cidades entre os fiéis.

Veja as fotos AQUI.

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546