Na quinta-feira (16), turistas e a população visitaram as ruas de dez quarteirões enfeitados com bordados, edredons, tapetes, travesseiros e artigos têxteis em geral. Depois de dois anos, por causa da pandemia, o evento voltou a ter a presença de fiéis. Esta foi a 42ª edição do Corpus Christi em Ibitinga com as ruas decoradas, e o bispo auxiliar da Diocese de São Carlos, Dom Eduardo Malaspina, presidiu a solenidade.
Milhares de pessoas prestigiaram o evento e o comércio das ruas adjacentes.
A missa dos turistas aconteceu às 10:00 horas. Antes, às 8:00 horas, outra missa marcou o início das celebrações. Às 15:00 horas houve a saída da procissão Corpus Christi em frente da Igreja Matriz.
A Cripta, com os restos mortais do menino Nelsinho também foi visitada pelos fiéis e turistas. O ibitinguense Nelsinho Santana, que a ele foram atribuídos milagres, está em processo de beatificação no Vaticano. Um quarteirão foi decorado com tema voltado para a beatificação de Nelsinho Santana.
Cerca de 500 barracas, aproximadamente, que comercializaram alimentos, ou roupas, marcaram a presença no retorno das atividades presenciais no evento.
Decoração
O tema do evento neste ano foi “Eucaristia, o pão para um povo a caminho”. Já os quarteirões, estiveram abordando o tema da campanha da Fraternidade, que é educação e fraternidade, segundo um dos organizadores do evento, Dejanir Storniolo Júnior.
Um dos quarteirões teve a exposição das atividade do Lar São Vicente de Paula, que abriga idosos de Ibitinga e região, e é gerido com a arrecadação do evento, entre outras fontes de renda.
Outro, teve a exposição de bordados confeccionados de forma artesanal, como era feito antigamente, por maquininhas.
Coronavírus
Em 2020, quando a cerimônia de Corpus Christi e a procissão com as ruas bordadas completou 40 anos em Ibitinga, no primeiro ano da pandemia, somente 30% da capacidade da Igreja Matriz pôde abrigar os fiéis. Uma carreata de carros substituiu a tradicional procissão, logo após a missa. A comunhão foi distribuída em sistema de drive-thru, para fiéis que seguiam de carro, atrás do carro do padre. O mesmo aconteceu em 2021.
Manifestação de fé
O Corpus Christi é uma tradição da Igreja Católica desde 1264. Este é o único dia em que a eucaristia, que representa o corpo e sangue de Jesus Cristo, deixa o ambiente das igrejas e percorre as ruas das cidades entre os fiéis.
Veja as fotos AQUI.