Ibitinga, Sexta, 26 de Abril de 2024
Apimentado
Seção do jornal impresso do Folha de Ibitinga, que relata a Sessão de Vereadores
Seção Apimentado, publicado na edição nº 625, de 23/10/2021.

Vistorias

  Na Sessão Legislativa da última terça-feira 19, a vereadora Janaína Zambusi Nogueira Bastos (MDB), teve um requerimento de informação, aprovado pela Câmara de Vereadores. A vereadora quer saber, através do documento, se a prefeitura realiza vistorias de todos os equipamentos de quadras de esportes do município.

Ventania

“O meu sobrinho, brincando em uma quadra municipal, ele foi gravemente ferido. A trave do gol está solta, bateu na nuca dele e o jogou-o contra o chão”, explicou a vereadora Janaína Zambusi Nogueira Bastos (MDB). Segundo a vereadora, um vento forte 'tombou' a trave do gol em cima do garoto, que estava jogando na quadra com demais garotos. A criança está se recuperando e segundo Janaína, não corre risco de vida. O acidente aconteceu na quadra do Jd. Paineiras I, quando a trave não estava presa ao solo.

Pânico

“Passamos momento de pânico, na semana passada, que foi o machucado dele”, explicou Janaína. Ainda a vereadora questionou, se caso seja afirmativo que exista vistorias nos brinquedos e demais equipamentos das quadras poliesportivas, as vistorias acontecem de quanto em quanto tempo? Quais foram as últimas quadras vistoriadas? Quais apresentaram problemas?

Interdição

   Janaína alertou, que a prefeitura deve tomar previdências, e que as quadras que não receberam devida manutenção, deveriam ser interditadas até que verbas ou convênios, permitissem que a manutenção correta pudesse ser realizada.

Free

   A vereadora Daniela Cristina Souza Branco de Rosa (PSL), quer saber informações sobre isenções dos prédios públicos em relação de contas de água do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto). Segundo a vereadora, uma lei de 2013, dispensa o pagamento de contas de água dos prédios públicos.

Conta

  Daniela Cristina quer saber, se estes prédios públicos, ainda que não precisem pagar as tarifas do SAAE, se eles possuem hidrômetros. Outra pergunta é se nestes prédios públicos, existem abusos de água, por partes destas repartições. Segundo a vereadora Banco de Rosa, mediante a crise hídrica, em todo o estado de São Paulo, é necessário que estes imóveis tenham hidrômetros para que seja contabilizada a água consumida, tendo em vista que a medição dos hidrômetros acusará se há, ou não, abuso no consumo de água.

Lei  

 Segundo o vereador Richard Porto de Rosa (PSDB), o gestor do SAAE, Frauzo Ruiz Sanches, está estudando e elaborando um projeto de lei sobre este tema, para que possa regularizar e concretizar este ato de medição de consumo com hidrômetros em prédios públicos.

O custo de isenções

   A vereadora Alliny Fernanda Sartori Padolino Rogério (MDB), afirmou que questionou o gestor do SAAE, sobre estas isenções de tarifas de prédios públicos. “É importante quanto se fala em monitoramento”, argumentou. Alliny ainda explicou que o gestor apresentou na câmara de vereadores um diagnóstico desde o início do ano, em relação a toda a estrutura do SAAE, mas espantou a vereadora, que faltou a apresentação destes dados (de isenção), que segundo Alliny, impacta diretamente na arrecadação da própria autarquia. 

Isenções para todos

“Se não verifica a questão do hidrómetro, em relação ada água, e como que fica a questão do esgoto?”, questionou Alliny. Para a vereadora, os consumidores da cidade (população) está pagando por estas isenções, que segundo Alliny, não é só para prédios públicos, mas também ocorre em outros prédios (que estes não  foram divulgados).

Obras

  Richard de Rosa explicou que a prefeitura não deveria fazer reformas em prédios de escolas e creches, sem uma programação e planejamento. Segundo o vereador, a escola Professora Leonor, próximo ao ginásio Nicolão, está sendo reformada agora, quando as aulas presenciais estão voltando, após o período da pandemia. Para Richard, a escola ficou quase dois anos sem receber alunos, fechada, e não foi reformada. Para ele, neste caso, faltou planejamento.

Aulas

  Richard ainda informou que outra escola no Jd. Santo Antônio também está sem aulas devido a reformas. “A prefeitura sabe o que está acontecendo deste o ano passado, desde o outro mandato”, explicou Richard, sobre os problemas nas escolas, que agora, estão sendo reparados. “A gente sabe, que os professores se desdobraram, durante o ano passado e durante este ano, para levar conhecimentos para os alunos”, explicou Richard. “O que que o município ficou esperando? Esperou voltar as aulas para começar a reforma?”, questionou. “Isso é de ficar indignado”, comentou, afirmando que a escola já tinha avisado a prefeitura e que o Poder Executivo sabia que o problema poderia se agravar.

comentários Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546