Os professores e diretores da rede pública municipal estão obtendo bons resultados no ensino aplicado aos alunos. Uma avaliação realizada pelo Governo do Estado revelou que em 2011 o ensino das escolas municipais tiveram melhorias em cerca de 30%, em média. O resultado, anunciado esta semana, foi avaliado pelo IDESP (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo). O índice analisa a qualidade do ensino de todas as escolas públicas do Estado de São Paulo.
O destaque ficou para a escola da Vila dos Bancários, EMEF Profª. Maria Lúcia Geretto Caldas, com nota 4,03, 48% acima da meta estabelecida no ano passado. Outros destaques foram as escolas EMEF Profª Sandra Siviero, com nota 6,13 (26% acima) e EMEF Profª Francisca Simões (26% acima).
De acordo com a supervisora Cláudia Ap. Cicoti Silva, o resultado se deve a um conjunto de atividades aplicadas no ensino, entre elas, a melhoria no conteúdo lecionado, nas atividades em sala de aula, na inclusão da merenda e a criação do HTPC (Hora de Trabalho Preparatório Coletivo), que foi criado em 2010 e aplicado desde ano passado. “O HTPC foi muito importante porque os professores começaram a receber as capacitações e orientações nesta hora”, explicou Cláudia. “Estas capacitações auxiliam muito os professores na hora de preparar a aula”, comenta o secretário de Educação e Ibitinga, José Marcondes César Júnior. “Nós estamos cumulando os esforços dos professores, diretores, secretaria da educação, sistema NAME e COC de ensino e dos programas de informática”, explica o secretário.
Na terça-feira 22, membros da equipe de treinamento do sistema COC, usados pela Secretaria de Educação, deram duas palestras em Ibitinga, uma para os diretores e outras para os professores.