A Universidade de São Paulo (USP) quer saber como estão os mais de 400.000 alunos que já passaram pelos bancos da instituição, tanto na graduação como na pós-graduação. Uma pesquisa conduzida pela vice-reitoria pretende mapear o perfil dos ex-estudantes, sua atividade profissional e a contribuição da universidade para seu desenvolvimento. O questionário já está disponível no portal da USP.
Quem participar da pesquisa poderá avaliar seu curso sob três aspectos: currículo, corpo docente e infraestrutura. Poderá também valorar, em uma escala de 1 a 5, como a formação da USP contribuiu para seu conhecimento técnico, ética profissional, responsabilidade social, sucesso financeiramente e aquisião de conhecimentos.
Os resultados do levantamento serão utilizados nos trabalhos da Comissão Permanente de Avaliação (CPA) da USP. “No próximo ano, teremos novo ciclo de avaliação dos departamentos e unidades, que são realizadas por meio de formulários, visitas de pares e a sistematização das informações sobre os planos de metas das unidades e seus indicadores. Reconhecemos que existe uma lacuna de informações referente à opinião dos egressos sobre vários aspectos de suas experiências dentro do campus”, diz o vice-reitor da instituição paulista, Hélio Nogueira da Cruz, que preside a CPA.
Os ex-alunos terão até o início de dezembro para acessar o questionário, quando os primeiros dados serão tabulados. Mas o processo não para por aí. Com a base de dados consolidada, será possível formar comunidades, de acordo com o curso e a turma, a exemplo do que ocorre nas redes sociais, divulgar assuntos de interesse dos grupos, promover eventos, entre outros serviços que poderão ser oferecidos no futuro.
Veja