Entre as 20 escolas públicas do interior que obtiveram os melhores resultados na avaliação do Enem 2012, a escola Profº. Ângelo Martino, de Ibitinga, aparece na 7ª posição com uma média de 526,36 pontos. Na média da redação, a escola obteve nota de 563,40.
“Esse resultado é fruto de muito trabalho que vem sendo feito a muito tempo, e não é só de 2012. Vem sendo feito em longo prazo”, explicou a diretora da instituição Claudemice Xavier Borali. Segundo a diretora, “a gente tem de positivo o apoio da comunidade. Vários pais participam da escola, nas reuniões pedagógicas e ajudam na conscientização da importância dos estudos”, explicou. Para se ter ideia da façanha, dos 100 mais bem colocados colégios brasileiros, 37 estão no estado de São Paulo.
Escolas particulares
Outra escola de destaque em Ibitinga foi o colégio Flávio Pinheiro, mas como é uma instituição privada, não foi comparada com a escola Ângelo Martino. Na avaliação do Enem, o Flapi obteve média de 586,76 pontos, e uma pontuação na redação de 575,15.
O resultado
Segundo o ranking do Enem 2012, divulgado na manhã da última terça-feira 26, um total de 11.239 escolas, públicas e privadas, compõe a classificação. A divulgação das escolas apenas abrange as instituições onde mais de 50% dos alunos do 3º ano do ensino médio fizeram a prova no ano passado. Em Ibitinga, no ranking do MEC (Ministério da Educação) só aparece as duas escolas. No caso da escola Ângelo Martino, a participação dos alunos chegou a 70% (dos 67 concluintes do Ensino Médio, 47 participaram). No caso do colégio Flapi, a taxa de participação sobre para 94% (33 participaram).
A pontuação foi calculada medindo o desempenho dos alunos nas disciplinas de Linguagens de Códigos, Matemática, Ciências Humana, e Ciências da Natureza. A nota média da Redação não foi computada.