As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 serão abertas na próxima segunda, dia 12 de maio, e vão até o dia 23 de maio. As provas ocorrem nos dias 8 e 9 de novembro, conforme este blog revelou no dia 14 de abril.
O pagamento da inscrição poderá ser feito até o dia 28 de maio. As informações do cronograma do exame foram anunciadas na tarde desta quinta-feira, dia 8, pelo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Chico Soares, e o ministro da Educação, Henrique Paim. O edital com todas as regras do Enem será publicado na sexta-feria, dia 9, no Diário Oficial da União.
No ano passado, 7,1 milhões de estudantes inscreveram-se no Enem. Em 2009, o exame passou por uma grande reforma e deixou de ser apenas uma avaliação do ensino médio. Desde então, é adotado como seleção de praticamente todas as universidades e institutos federais, além de ser critério para bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni) e do Financiamento Estudantil (Fies). As notas do Enem também servem como certificação do ensino médio e para participação do programa Ciência sem Fronteiras.
Inscrições Fuvest
A Fuvest, responsável pelo vestibular da USP, anunciou nesta quarta-feira as datas de prova. A primeira etapa do vestibular da Fuvest 2015, prova para entrada na Universidade de São Paulo (USP), foi marcada para 30 de novembro. Já a segunda fase será realizada entre os dias 4 e 6 de janeiro do ano que vem, segundo informações divulgadas nesta quinta-feira, 8, pela assessoria de imprensa da Fuvest.
As inscrições para o exame, um dos principais vestibulares do País, serão entre 22 de agosto e 8 de setembro. A liberação dos resultados da primeira chamada está prevista para 31 de janeiro de 2015. Para evitar coincidência nas datas dos processos seletivos, o calendário foi combinado com outras universidades públicas e particulares paulistas.
Última edição da Fuvest teve recorde de inscrições, com 172 mil candidatos. No ano passado, a disputa foi por 11.057 vagas para graduações na USP e cem cadeiras para o curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.
Estadão