Os estudantes de Ibitinga, Mateus Laviera Bezerro e Luana Carlos Campisano Zapata ganharam medalhas de ouro na XVII OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica). A Capital Nacional do Bordado também foi agraciada com a conquista de outras duas medalhas de prata na competição: Maria Eduarda Navarro e Camilo Constantino; e uma medalha de bronze conquistada pela estudante Tatiana Carlos Campisano Zapata, todos alunos do colégio Flávio Pinheiro, coordenados pela professora Andriana Flávia Biazi. A cerimônia de entrega dos certificados aconteceu na Feira do Livro, promovida pelo colégio Flapi.
A OBA é realizada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), entre os alunos do ensino fundamental do país, com o objetivo de fomentar o interesse pela Astronomia, Astronáutica e a Ciência. A prova ocorreu em maio, nas próprias escolas, mas o resultado só foi divulgado em outubro.
A OBA ocorre totalmente dentro da própria escola, tem uma única fase e é realizada dentro de um só ano letivo. A participação dos alunos é voluntária e não existe número mínimo ou máximo de alunos.
Foto: Flapi / Divulgação