Ibitinga, Terça, 16 de Abril de 2024
Encontrados 12 sítios arqueológicos em Ibitinga
Bacia do Rio Tietê possui bens arqueológicos que comprovam a ocupação indígena na região. Material e peças arqueológicas foram encaminhadas para universidade em Campinas

  O município de Ibitinga possui 12 sítios arqueológicos, que foram descobertos através do Programa de Manejo Arqueológico da AES Tietê, que atua desde 2006. Por intermédio do mapeamento e monitoramento dos Sítios Arqueológicos, foi possível estudar os costumes, tradições e histórias das regiões onde os reservatórios estão inseridos. Com este trabalho, já foram identificadas 122 peças arqueológicas nas margens dos reservatórios da AES Tietê, nas bacias dos Rios Grande, Tietê e Pardo.

  Essas descobertas evidenciam ocupações indígenas e históricas de grande importância para a compreensão dos modos de vida, que estão apresentadas no livro “Paisagens Culturais Paulistas – A história do Estado de São Paulo contada pela Paisagem”. Além disso, foram realizados trabalhos voltados à disseminação do conhecimento gerado para as comunidades destas localidades, por meio de oficinas de educação patrimonial.

Ibitinga e os sítios arqueológicos da região

  A AES Tietê promove visitas anuais nos sítios arqueológicos. Em 2014 as visitas ocorreram em outubro. Entre os dias 16 e 21, a UHE de Ibitinga, foi monitorada. No dia 16, o sítio de Farinha Seca. No dia 17 a equipe continuou o monitoramento do entorno da UHE Ibitinga e monitorou os sítios de Pepira (Iacanga), Rancho Alegre e Passinho, ambos localizados em Bariri. Os sítios Ilha das Goiabeiras (Boraceia/SP) e Curva dos Ventos (Santelmo) foram monitorados no dia 21 de outubro.

Peça arqueológica

  Em 2012, entre os dias 10 e 12 de dezembro, foram encontradas peças que comprovam a existência de povos indígenas na região. Um estudo nas margens do rio Tietê, mais precisamente na região da antiga Pousada da Cesp, permitiu que arqueólogos fizessem um laudo sobre a riqueza arqueológica da área. Todo o material encontrado nos 122 sítios são armazenados na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

Preservação

   Em nota, a assessoria da AES Tietê informou que os sítios arqueológicos de Ibitinga não estão registrados ou teve processo de tombamento no Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico). Porém a empresa informou que os sítios estão registrados no IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), e estão protegidos por lei.

   A empresa ressalta que o trabalho de preservação e ações de levantamento destes bens arqueológicos são contemplados na realização de oficinas de educação patrimonial e mídias digitais, que dissemina o conhecimento gerado em oito anos de trabalho, gerando a valorização e a preservação dos sítios arqueológicos.

NA FOTO, PEÇA ARQUEOLÓGICA encontrada em Ibitinga em 2012, nas margens do rio Tietê, que provavelmente foi usada como ferramenta por alguém que viveu na região

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546