Desde maio de 2015, quando foi anunciado a mudança de endereço da Base da PM, em uma reunião do CONSEG (Conselho Municipal de Segurança), o assunto ronda nas especulações da população. O novo prédio que está passando por reformas, fica ao lado do banco Santander, na rua Domingos Robert, a 100 metros do banco Itaú. A inauguração não tem data anunciada.
O prédio já foi alvo de críticas por estar no centro da cidade, em uma área de difícil estacionamento. A crítica, às vezes em tom político, se dá mais por causa do local do atual endereço da corporação, na avenida perimetral, próximo ao passeiódromo. Outra questão foi a escolha do imóvel, que chegou a ser questionada na Câmara de Vereadores, se estaria beneficiando algum empresário da cidade.
Na terça-feira 24, na Audiência Pública, o Capitão PM Ricardo Domingos Júnior desmentiu todas as 'suposições'. O comandante explicou que antes da sua chegada em Ibitinga, no dia 26 de setembro de 2014, o então Capitão PM Fernando Marino Porto já tinha procurado outro imóvel maior, mas sem sucesso. O PM Ricardo então explicou que por aproximadamente um ano procurou no município um local para a instalação da 5ª Companhia, e que pelo motivo de deixar de ser um batalhão para ser companhia, o que ocorreu no dia 26 de maio de 2014, necessitava de um local maior. Sobre a escolha, quando foi questionado por populares, o PM Ricardo afirmou que chegou a encontrar um barracão, mas que somente aquele imóvel foi apropriado, junto com as adequações que o proprietário resolveu realizar, como divisões de paredes e dormitórios, construções de banheiros coletivos, entre outras.
Sobre o fluxo de veículos, o capitão informou que as viaturas não ficarão na sede e sim em patrulhamento, e que uma área reservada irá auxiliar o cidadão que irá estacionar no local em busca de ajuda da PM. Ainda, Ricardo lembrou que o novo prédio, irá inibir a ação de bandidos que procuram no centro da cidade, suas vítimas, como por exemplo, a prática de explosões de caixas eletrônicos.