Ibitinga, Sexta, 26 de Abril de 2024
Região de Bauru poderá ter maior flexibilização do comércio
Governo reclassifica 10 regiões do estado, no Plano SP. Ibitinga permanece na fase Laranja
Região de Bauru poderá ter maior flexibilização do comércio

  Em entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes no início da tarde desta sexta-feira (10), o governo estadual reclassificou a região de Bauru no Plano São Paulo, e prorrogou a quarentena obrigatória no estado até o dia 30 de julho. Dez regiões do estado avançaram para fases permissivas e nenhuma região retrocedeu.
   Os municípios da região de Bauru, incluindo, passaram da fase 1 – Vermelha – (mais restritiva para a abertura comercial) para a 2 – Laranja – (de maior flexibilização).
   Com isso, algumas atividades poderão funcionar com restrições. É o caso do comércio não essencial (lojas em geral), atividades imobiliárias, concessionárias e escritórios.
   As prefeituras desta região de outros municípios devem publicar decretos para normatizar as normas e horários, conforme o Plano SP.
   Na atualização desta sexta-feira (10) apenas quatro regiões do Estado ficaram na fase Vermelha – Campinas, Ribeirão Preto, Franca e Araçatuba. 

   As demais estão na 2 – Laranja –, e a Grande São Paulo e o Litoral estão na 3 – Amarela. –, com ainda maior flexibilização para a abertura de estabelecimentos não essenciais.
   Segundo o governador João Doria (PSDB), o Estado de São Paulo está entrando no platô em relação à Covid-19. Isso significa uma estabilização da doença e que está sendo mantida sob controle. Mesmo assim a quarentena continua em vigor em São Paulo.
  A próxima atualização do Plano SP está marcada para o dia 24 de julho.

Ibitinga

   Ibitinga já estava incluída na fase Laranja, na qual é a região de Araraquara. Por aqui, as restrições na quarentena continuarão como determinações anteriormente.

Plano São Paulo

   Para começar a reabertura do estado em 1º de junho o governo dividiu o território de acordo com as 17 Divisões Regionais de Saúde (DRS). A Grande São Paulo foi subdividida em outras 6 regiões, uma para a capital e outras 5 para cada grupo de cidades da região metropolitana. A flexibilização da quarentena é feita de modo diferente em cada uma dessas regiões. 

   Os cinco critérios que baseiam a classificação das regiões são: 

-ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs);

total de leitos por 100 mil habitantes;

-variação de novas internações, em comparação com a semana anterior;

-variação de novos casos confirmados, em comparação com a semana anterior;

-variação de novos óbitos confirmados, em comparação com a semana anterior.

    O critério que tem maior peso na classificação de cada região é a variação de novas internações (peso 4), seguido pela taxa de ocupação de UTIs (peso 3). Especialistas criticaram o plano quando ele foi lançado, pois discordam do peso diferente e das notas de corte de cada critério. 

Esses critérios definem em qual das cinco fases de permissão de reabertura a região se encontra: 

Fase 1 - Vermelha: Alerta máximo

Fase 2 - Laranja: Controle

Fase 3 - Amarela: Flexibilização

Fase 4 - Verde: Abertura parcial

Fase 5 - Azul: Normal controlado

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546