Pelo terceiro ano consecutivo uma parceria entre o Sindicato Rural de Ibitinga e Tabatinga (SRI), a Prefeitura Municipal de Ibitinga e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de São Paulo (Senar-SP) está viabilizando a realização do programa Jovem Aprendiz Rural (JAP) em Ibitinga.
As aulas do JAP, em 2011, começaram no mês de abril e têm previsão de término em novembro. Foram cerca de 20 inscritos este ano e, em 2012, o programa vai continuar proporcionando formação básica e genérica para jovens de 14 anos completos até 18 anos incompletos.
Sobre o programa
Criado em 2005, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, com o objetivo de formar jovens para o mundo do trabalho, em todas as atividades produtivas do meio rural, em 2008 o programa Jovem Aprendiz Rural passou por uma reestruturação que o dividiu nos módulos Gestão do Agronegócio (Básico) e módulos específicos, tornando possível ampliar sua área de abrangência e alcançar a formação de 19.788 jovens em todo país nos últimos seis anos.
Em Ibitinga, a parceria entre o SRI, a Prefeitura e o Senar, tornou possível a realização do Jovem Aprendiz Rural, que tem carga horária de 300 horas e é dividido em conteúdos básicos (noções de cidadania, comunicação, informática, etc.) e conteúdos específicos (agrossilvipastoril). As aulas são distribuídas em encontros de 04 horas diárias. Os alunos com 80% de freqüência recebem, ao final do curso, o certificado de aprendizagem.
Durante as aulas teóricas, os participantes tratam temas relacionados ao setor como projeto de vida, comunicação oral e escrita, projeto profissional, tecnologia da informação, trabalho em equipe, atendimento ao cliente, ação comunitária, promoção de saúde, ética e cidadania.
Já nas aulas práticas, aprendem sobre como planejar e programar a produção agrícola, definindo a área de plantio, a forma correta para preparação do solo, os métodos de identificação e combate a pragas e doenças em plantios e viveiros, além de aprenderem sobre a pecuária (definição do regime alimentar das criações), entre outros assuntos que fazem parte do dia a dia de uma propriedade rural.
Além das aulas e oficinas, os alunos ainda participam de missões técnicas para conhecerem propriedades agrícolas voltadas para diferentes culturas e criações, feiras agropecuárias e agroindustriais.
O foco do programa é proporcionar aos jovens, que têm vínculos com o setor produtivo rural (filhos de produtores ou trabalhadores rurais) e interesse em trabalhar no setor e aprender mais sobre as atividades produtivas no meio rural, empreendedorismo e noções de cidadania, uma educação profissional básica e genérica.
Os interessados em outras informações sobre o programa ou mesmo que queiram se inscrever para o Jovem Aprendiz Rural 2012 podem procurar o Sindicato Rural em Ibitinga na Rua Antonio G.B. de Paula, 149, Centro. Tel.:(16) 3342-2435