Ibitinga, Sexta, 26 de Abril de 2024
Ibitinguense venceu concurso estadual de cerveja artesanal
Estilo ‘Dark Lager’, produzida pelos cervejeiro ibitinguense concorreu com cervejas de todo o estado de São Paulo
Ibitinguense venceu concurso estadual de cerveja artesanal

  O cervejeiro ibitinguense Thiago Ribeiro da Silva conquistou medalha de prata no ‘XI Concurso interno Acerva Paulista’. O evento avaliou cervejas produzidas em diversas cidades do estado de São Paulo e também de várias cidades da região metropolitana da capital. Foram 87 inscrições, que produziram 78 amostras recebidas. 

   O julgamento das cervejas aconteceu no domingo (31), e o resultado dos finalistas e vencedores foi divulgado na segunda-feira (01)

   Thiago concorreu com uma cerveja estilo ‘Dark Lager’. A cerveja produzida pelo ibitinguense é marcada pelo estilo de cerveja leve, de coloração escura e de amargor baixo, e de malte remetendo levemente a torra de cereais, como café e cacau. “O aroma é moderadamente tostado assim como no sabor. Estilo de fermentação Baixa dentro da família das ‘lagers’”, explicou o cervejeiro ibitinguense Thiago Ribeiro.

O concurso

    O concurso foi voltado para quem produz cervejas artesanais de modo caseiro, conhecido popularmente, como uma produção ‘na panelinha em casa’. A competição contou com uma equipe de profissionais qualificados no meio cervejeiro, como mestre cervejeiros e sommelier de cervejas. Todas as cervejas participantes  do concurso são cervejas caseiras e não podem ser comercialmente vendidas, podendo somente o consumo próprio, e também compartilhar com os amigos que apreciam esse líquido sagrado .

   O julgamento foi dado através de pontuações, de acordo com as características visuais, físico e gustativo de cada amostra. As melhores pontuações são classificadas para uma banca julgadora, onde foram selecionadas as melhores cervejas, dentre elas  que é chamada de ‘B.O.S.’ (BEST OF SHOW). Antes dessa etapa, as cervejas com pontuação maior passa pelo mini B.O.S.

   Organizado pela Acerva Paulista, a maior confraria de cervejeiros caseiros do estado de São Paulo, o concurso interno foi realizado somente para associados. Acerva Paulista, uma associação, promove encontros, brassagens, cursos e palestras para cervejeiros associados, proporcionando cultura e conhecimento para os amantes da cerveja.

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546