A Cinomose Canina e a Traqueobronquite Infecciosa, são doenças que podem acontecer com maior frequência em épocas de frio e tempo seco. No Brasil, o inverno começa no próximo dia 20 de junho, quando as temperaturas tendem a ficar mais baixas; o que causa maior preocupação na hora de cuidar dos pets. O esquema vacinal do cachorro ou gato, deve ser atualizado.
Perigo
O veterinário Dalton Ganem, explica que o vírus da Cinomose ataca o sistema nervosa central. O vírus transmitido pelo ar ou por meio secreções de outro animal infectado. Uma vez instalado, o vírus fica no organismo do animal, bem quieto, por até sete dias, à espera de um momento certo para entrar em ação. Os danos são gastrointestinais, respiratórios e neurológicos. As principais vítimas são os filhotes, embora os adultos não estejam completamente a salvo. Tosse, diarréia, febre, falta de apetite e falta de coordenação motora são os sinais mais comuns.
Raiva
O veterinário Dalton também explica que o vírus da Raiva, também merece cuidados, pois pode ser transmitido para os seres humanos. Cães e gatos devem ser vacinados todos os anos, contra a raiva, em estabelecimentos médicos-veterinários, ou em ambientes, particulares. A raiva é uma doença infecciosa que não tem cura e pode ser fatal. Mesmo com poucos registros de casos pela variante canina, o vírus continua circulando por meio de morcegos e manter cães e gatos imunizados garante também a segurança da população.
Serviço
Para saber mais: o veterinário Dalton Ganem atende na clínica anexa ao Mercado Pet, na Rua Prudente de Moraes, 595. Telefone: (16) 98117-1812.