Na última terça-feira (09), uma cerimônia com jantar marcou a presença de Múcio Bonifácio Guimarães, Grão-Mestre Geral do Grande Oriente do Brasil (GOB), em Ibitinga. Sua estadia no município, até foi relatada em decreto municipal (nº 5.497). O evento, na Loja Maçônica Estrela de Ibitinga, com intuito de formalizar homenagens a ibitinguenses, contou com a presença de familiares dos homenageados, além de maçons de diversas cidades do estado e da região.
Múcio, que preside o Grande Oriente do Brasil, em Brasília (DF), esteve em Ibitinga acompanhado do seu adjunto, Ademir Cândido, e de uma comitiva, que também está percorrendo o país, em comemoração ao 200 anos de fundação do GOB.
O ibitinguense Silvio Rosa da Silva recebeu a Comenda de D. Pedro I, em homenagem de agradecimento pelos importantes serviços prestados a maçonaria e a sociedade. Esta comenda, só é concedida após 45 anos de relevantes serviços na Ordem.
“Essa importância se reveste por duas maneiras, primeira pelo mérito, segundo pelo desempenho de cada maçom, e são coisas que se somam. Quanto ao lado temporal, tem que ter 45 anos no mínimo, de atividades ininterruptas, no Grande Oriente do Brasil, isso faz com que este título seja bem valorizado, e ao mesmo tempo, se transformou, ao longo desses anos, a maior honraria do Grande Oriente do Brasil, já que o GOB é a potência primária da maçonaria regular brasileira”, explicou Múcio, em entrevista para este veículo.
Ainda foram homenageados:
Beneméritos da Ordem
Agnaldo Fernandes Ferrari, Jerônimo Martinez Sgarbi, Marcos Rafael Alves Lopes, Randal Antônio Matteucci e Sérgio Augusto Longhini.
Grandes Beneméritos da Ordem
Aureliano Eduardo Marques da Silva, Douglas Tramontina, Pedro Antônio Martinelli Aranas.
Estrela da Distinção Maçônica
Hélcio Henrique Cantarim e João de Luiz.
-Cruz da Perfeição Maçônica
Luís de Vergílio Neto e Francisco Grillo Júnior.
200 anos de Grande Oriente do Brasil
“Duzentos anos, são dois séculos que mantêm o GOB na ponta da liderança da única instituição do terceiro setor que completou dois séculos no Brasil. E coloco lamentando que muitas instituições apareceram ao longo de dois séculos mas o GOB sobreviveu, o que mostra o potencial dessa organização e o comprometimento de seus membros”, explicou Múcio Bonifácio Guimarães, ao final do jantar promovido junto com familiares e convidados dos homenageados.