Na manhã da quarta-feira (24), representantes de 74 cidades paulistas receberam a certificação do Programa Município VerdeAzul (PMVA), do Ciclo 2021, que conquistaram bons índices nas diretrizes do meio ambiente. Dos 611 municípios do estado inscritos no programa, apenas 74 obtiveram nota acima de 80 pontos. Ibitinga ocupou a posição 34ª, com 86.35 pontos de nota.
O selo foi entregue para o prefeito interino Frauzo Ruiz Sanches, que estava acompanhado da Diretora de Meio Ambiente, Karine Custódio Garcia Paniguar, e da Secretária Municipal de Governo, Ticiane Barbosa.
Ibitinga ‘superou’ 64 posições no ranking. Em 2020, por exemplo, Ibitinga conquistou 80,15 pontos e obteve a 98º posições do estado. Já nos dados de 2021, passou para 86.35 pontos de nota, conquistando a 34ª posição entre 611 municípios.
Nota
O ranking divulgado nesta semana, são para dados coletados em 2021, que traduzem uma compilação de dados em diversas áreas. As ações propostas pelo PMVA compõem 85 atividades e tarefas a serem realizadas dentro de 10 diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo temas estratégicos, como: esgoto tratado, conselho ambiental, qualidade do ar, uso do solo, município sustentável, resíduos sólidos, biodiversidade, gestão das águas, arborização urbana e estrutura e educação ambiental.
Programa
A participação da cidade no Programa Município VerdeAzul (PMVA) é um dos critérios de avaliação para a liberação de recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (FECOP). O programa tem o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nas cidades.
O objetivo do PMVA é estimular a elaboração e execução de políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado de São Paulo.