Na busca por uma sociedade mais justa e equitativa, o Ministério Público de Ibitinga promove sua primeira Audiência Pública, com a finalidade de discutir sobre o racismo estrutural que permeia nossa sociedade, e apresentar mecanismos para seu concreto enfrentamento.
A audiência será no dia 31, às 19:00 horas, no auditório da Câmara Municipal de Ibitinga, na Avenida Dr. Victor Maida 563, Centro.
Segundo o MP, a Audiência Pública tem como objetivos conhecer as demandas das populações negras e de minorias étcnicas, bem como apresentar a todos os presentes uma metodologia objetiva de trabalho, desenvolvida pela Rede de Enfrentamento ao Racismo do Ministério Público do Estado de São Paulo, para criação de Estruturas de Promoção da Igualdade Racial, ou seja, a criação de um Conselho Municipal de Promoção à Igualdade Racial, Órgão Municipal de Promoção da Igualdade Racial e Plano Municipal de Igualdade Racial.
Tais estruturas, uma vez criadas, permitirão a adesão do Município de Ibitinga ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (SINAPIR), que viabiliza o recebimento de recursos públicos federais para custeio de políticas públicas e ações afirmativas de combate ao racismo.
Para o atingimento destes objetivos, é primordial a participação de todas as pessoas envolvidas na luta antirracista.