Ibitinga, Domingo, 28 de Abril de 2024
Museu do Ipiranga reabre com área ampliada
Reestruturação interna modernizou o edifício do século 19, interditado desde 2014; obra custou R$ 235 milhões
Museu do Ipiranga reabre com área ampliada
Foto: G1

  Após nove anos fechado para o público, o Museu Paulista reabrirá suas portas para o público em geral neste dia 09. A visitação é grátis até o dia 6 de novembro, mas é necessário agendar pelo site. 

   A reabertura faz parte das comemorações do Bicentenário de Independência do Brasil, que terá uma ampla agenda de eventos durante toda a semana em São Paulo.

   Na terça, o museu foi reinaugurado para convidados, em cerimônia oficial. Já no feriado da Independência, a visita foi permitida apenas para um grupo de 200 estudantes de escolas públicas e profissionais que trabalharam na reforma.

  A obra teve o custo total de R$ 235 milhões, custeados pela Lei de Incentivo à Cultura, por investimentos privados sem incentivo fiscal e também aportes públicos feitos pelos governos do estado e federal.

Museu

  O Museu do Ipiranga é a sede do Museu Paulista, que é um museu especializado em história e cultural material e integra a Universidade de São Paulo (USP).

   O edifício em que hoje estão instaladas as exposições e espaços para atividades educativas e culturais foi projetado para ser um monumento em comemoração à Proclamação da Independência, ocorrida em 1822. O edifício foi construído entre 1885 e 1890. Em 1894, o recém-criado Museu do Estado (Museu Paulista) foi transferido para o monumento. 

   Foi assim que as histórias do Museu público mais antigo de São Paulo e do Monumento à Independência se misturaram e, desde então, ele ficou conhecido como Museu do Ipiranga.

  A reserva técnica do museu contém mais de 450 mil itens. Destes, cerca de 3.800 foram exibidos nas exposições da reabertura, dando ao público uma ideia geral do que é o museu e do que nele se faz, ampliando a representatividade social.

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546