Com o dever de cumprir exigências legais/regulamentares e estar em conformidade ás normas e procedimentos a Santa Casa de Caridade e Maternidade de Ibitinga iniciou a implantação do programa de Compliance na instituição, com objetivo não só de adequação as leis e diretrizes, mas também para manter a integridade da instituição, a preservação do patrimônio, manutenção da credibilidade frente à Sociedade, obediência às regulamentações, definindo com assertividade até onde vão as políticas internas do hospital e, se serão suficientes para garantir a segurança da instituição. Segundo a direção da Santa Casa, em consequência, o esperado é dar maior segurança aos pacientes com ênfase na sustentabilidade dos negócios e na ética, garantindo a qualidade dos serviços e evitando danos financeiros.
Na última segunda-feira (31/10), a Diretoria da Santa Casa esteve reunida na prefeitura municipal, apresentando e discutindo questões frente a esse importante passo que foi determinado pelo Ministério Público junto ao Processo de Intervenção, o Compliance é considerado uma importante ferramenta jurídica no combate a má conduta organizacional, que foi objeto da Intervenção Judicial da Santa Casa em no ano de 2003.
Atendendo as considerações da Diretora Executiva da instituição, Vanessa Pultrini, que é pós-graduada com MBA em Compliance e Administração Hospitalar, a Santa Casa de Ibitinga, contratou o escritório de Assessoria Jurídica AJI, tendo em seu quadro societário as advogadas especialistas em Compliance Trabalhista e LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados, Dra. Isabela Bazanelli, Dra. Alethéia Pacola e Dra. Jussara Faria.
Ainda que a Santa Casa de Ibitinga já estivesse atenta às orientações legais voltadas ao tratamento de dados, especialmente por lidar com dados sensíveis, a contratação de uma consultoria especializada trouxe mais segurança ao processo, orientando com maior objetividade as ações que deverão ser realizadas dentro da instituição, sendo responsável por promover as orientações relacionadas à temática. No momento, o processo avança para o mapeamento dos dados entre os diversos setores do hospital.
A reunião com a prefeita Cristina Arantes e a assessoria jurídica, contou com as presenças do Interventor Judicial Dr. Maurício Soares Biondo, a Diretora Executiva Vanessa Pultrini, o Diretor Técnico Dr. Eduardo Jacob, o Procurador Jurídico Dr. Marcos Mazo, a Gerente de Recursos Humanos Cassia Garcia, a Gerente de Enfermagem Iza Flávia Zapatta e a Gerente de Compras e farmacêutica Simone Freitas.
De acordo com a Prefeita Cristina Arantes, “Esse é um passo importante para fortalecer o alicerce da nossa Santa Casa rumo ao futuro. O Compliance alinha nossa missão, visão e valores com as leis e regulamentos praticados no país e no mundo”.
Finalizando, a Diretora Executiva da instituição Vanessa Pultrini, inteirou: “O objetivo é construir um processo eficiente e que acompanhe o dinamismo da nossa equipe de trabalho. Será necessário o envolvimento de todos no processo, desde a alta gestão até o operacional”.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Santa Casa