Toda terça-feira pela manhã acontece a visita multiprofissional na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa de Caridade e Maternidade de Ibitinga, uma estratégia de cuidado, que visa à integralidade e o compartilhamento de saberes, para realizar o monitoramento do tratamento e bem-estar dos pacientes. O objetivo é a melhora da qualidade, o planejamento e a precisão das informações utilizadas pelos profissionais, que visa manter a equipe integrada como condição fundamental para se alcançar altos níveis de segurança e qualidade para o suporte ao paciente.
De acordo com a diretoria técnica e clinica do Hospital, a visita multidisciplinar beira-leito dos profissionais envolvidos na assistência e plano terapêutico dos pacientes, permite e encoraja o envolvimento tanto do paciente quanto dos seus familiares. Na visita a equipe de enfermagem, farmacêutica, nutricionista, fisioterapeuta, membro da comissão de controle de infecção hospitalar (CCIH), assistente social e o médico responsável trocam informações acerca do estado atual e planejamento do tratamento. São eles que padronizam os dados, coordenando o cuidado e tomando decisões em conjunto, com objetivo comum na recuperação, num ambiente físico e psicológico adequados.
“Entre os profissionais da saúde, a troca de informações na UTI é fundamental para a segurança do paciente”, explica Dr. Rafael Barroso médico da UTI da Santa Casa. De acordo com o médico, a iniciativa também traz como benefícios o aumento da confiança do paciente e seus familiares na assistência prestada pela equipe. Para o enfermeiro coordenador da equipe de enfermagem da UTI, João Flavio, “A troca de informações promove maior integração entre os diversos profissionais que compõem a assistência, planejando a beira do leito tudo que o paciente precisa”, complementa o enfermeiro.
Ainda segundo a diretoria clinica e técnica da instituição, partir desta vivência profissional, a equipe de trabalho atende diretamente cada paciente em suas necessidades; todo trabalho em equipe baseia-se na adequação de conhecimentos; o plano terapêutico é atingido porque todo o grupo de trabalho se firma nos objetivos e finalidades da unidade; toda ação da equipe se reveste de uma inter-relação, passando a ser coletivista. Associada a diversos desfechos positivos aos pacientes, a visita multidisciplinar em UTI implementa protocolos que reduzem sedação excessiva, maiores taxas de mobilização precoce, redução de eventos adversos, redução de custos e até de mortalidade.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Santa Casa de Ibitinga