O Sindicato Rural de Ibitinga com extensão de base em Tabatinga, por intermédio de seu Presidente, Sérgio Quinelato, juntamente com sua Diretoria Executiva, divulga a importância do diagnóstico da qualidade do solo, tema que foi destaque no Portal do Agronegócio na semana passada.
O agronegócio brasileiro tem buscado manter o protagonismo no mercado mundial a partir da adoção de tecnologias que ajudam a aumentar a eficiência de insumos e a produtividade em um cenário no qual tenta utilizar os recursos naturais com consciência e racionalizar custos.
O manejo e a conservação do solo entram nessas categorias, uma vez que ajudam a preservar a água e o ar e determinam a produtividade das plantações. Um exemplo é a soja, que nas últimas 25 safras teve um aumento de aproximadamente 47 kg de grãos/há/ano.
Os especialistas acreditam que o aumento seria mais expressivo ainda se os agricultores investissem nas qualidades física, química e biológica do solo, pois, em conjunto, ajudam a identificar fatores que limitam a sustentabilidade da produção.
Por meio da análise do solo, é possível, por exemplo, identificar nutrientes disponíveis e corrigir a terra no médio e curto prazo. Além disso, ela pode ser feita em qualquer época do ano – especialistas indicam que os produtores façam de três em três meses por garantia.
As análises são feitas por profissionais capacitados, que utilizam ferramentas e laboratórios especializados para chegar a dados precisos e interpretações corretas. Feito isso, o agricultor poderá receber informações sobre os melhores cuidados e preparos com o solo para que haja aumento na produção útil.