Ibitinga, Sexta, 22 de Novembro de 2024
Agronegócio deve ter maior crescimento em 5 anos
PIB do setor deve avançar 8% neste ano depois de ter encolhido 2% em 2022
Agronegócio deve ter maior crescimento em 5 anos

   O Sindicato Rural de Ibitinga com extensão de base em Tabatinga, por intermédio de seu Presidente, Sérgio Quinelato, juntamente com sua Diretoria Executiva, divulga que o agronegócio deve voltar a crescer e ser o motor da economia em 2023, após recuar no ano passado.

   Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Economia, da Fundação Getúlio Vargas (FGV-Ibre). Segundo os cálculos, o PIB do setor deve avançar 8% neste ano depois de ter encolhido 2% em 2022. Isso significa que será o maior crescimento do agronegócio desde 2017.

   Economistas esperam que a safra deste ano bata recorde. Dados do Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam um aumento de 11,8% na produção de grãos, cereais e leguminosas se comparado a 2022, ou seja, cerca de R$293,6 milhões de toneladas.

  Segundo a FGV, o setor deve ser o único a crescer de forma expressiva neste ano, sendo a soja e o milho os principais produtos para alavancar a economia. Se plantados na época correta, a tendência é que a colheita impacte diretamente no valor bruto da produção do agronegócio, gerando um aumento de 5%.

   Os produtores devem ficar atentos, no entanto, ao clima, pois mudanças brutas podem impactar negativamente na produção agrícola.

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546