O Sindicato Rural de Ibitinga com extensão de base em Tabatinga, por intermédio de seu Presidente, Sérgio Quinelato, juntamente com sua Diretoria Executiva, divulga que o agronegócio deve voltar a crescer e ser o motor da economia em 2023, após recuar no ano passado.
Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Economia, da Fundação Getúlio Vargas (FGV-Ibre). Segundo os cálculos, o PIB do setor deve avançar 8% neste ano depois de ter encolhido 2% em 2022. Isso significa que será o maior crescimento do agronegócio desde 2017.
Economistas esperam que a safra deste ano bata recorde. Dados do Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam um aumento de 11,8% na produção de grãos, cereais e leguminosas se comparado a 2022, ou seja, cerca de R$293,6 milhões de toneladas.
Segundo a FGV, o setor deve ser o único a crescer de forma expressiva neste ano, sendo a soja e o milho os principais produtos para alavancar a economia. Se plantados na época correta, a tendência é que a colheita impacte diretamente no valor bruto da produção do agronegócio, gerando um aumento de 5%.
Os produtores devem ficar atentos, no entanto, ao clima, pois mudanças brutas podem impactar negativamente na produção agrícola.