O Sindicato Rural de Ibitinga com extensão de base em Tabatinga, por intermédio de seu Presidente, Sérgio Quinelato, juntamente com sua Diretoria Executiva, divulga dados, números e projeções referentes à produção bovina em 2023 no Brasil.
A expectativa é que cerca de 33,6 milhões de bovinos sejam abatidos neste ano em todo o país. O número representa um aumento de 3,9% se comparado a 2022, ano em que 32,34 cabeças foram abatidas. Com isso, a produção estima-se que a produção de carne chegue a 9 milhões toneladas.
O país também deve se manter no topo dos exportadores em 2023, com grandes volumes de exportação de carne bovina, principalmente por conta dos preços mais competitivos e maior capacidade produtiva.
Apesar disso, as projeções indicam que neste ano haverá uma retração na exportação brasileira de 2,15% ao compararmos com 2022. No ano passado, 3,37 milhões de toneladas de carcaça foram exportadas; neste ano, a estimativa é de 3,29 milhões de toneladas.
Já em relação à oferta doméstica, o volume chegará a 5,57 milhões de toneladas em 2023, um crescimento de 6,68% em comparação ao ano passado, que teve disponibilidades interna de 5,4 milhões de toneladas de carcaças.
Especialistas acreditam que o aumento acarretará diretamente na queda dos preços da carne de boi, o que fará que parte da população retome a consumir a proteína, o que pode gerar impactos nos preços das carnes suínas e de frango.