Ibitinga registrou um aumento de casos de dengue no ano de 2022. Nos doze meses do ano passado, foram registrados 1.512 notificações de casos suspeitos, e um total de 482 casos confirmados (autóctones). Outros 02 casos positivos foram importados.
Os aumentos em 2022 refletem alta de 1.149% para casos notificados e 3.607% para casos suspeitos, em relação com os dados de casos em 2021.
Os dados são do Centro de Vigilância Epidemiológica estadual, ligado a Secretaria de Estado da Saúde.
Os bairros que mais apresentaram casos positivos de dengue, em Ibitinga, foram os que estão localizados na Zona Leste da cidade, que se compreendem entre a Vila Maria até o Jd. Ângelo de Rosa, segundo a prefeitura.
2021
Ibitinga teve redução em casos de Dengue, em 2021, segundo dados divulgados pelo Centro Epidemiológico Estadual. Em 2021, foram 121 casos notificados, e 13 casos positivos; redução de 34,22 % dos casos positivos, comparados com dados de 2020, quando Ibitinga registrou 319 casos notificados e 38 casos positivos.
O mosquito Aedes aegypti causa também a chikungunya e a doença do zika vírus. Para eliminar o mosquito, toda população deve fazer sua parte, eliminando a água parada.
Fiscalização
Segundo dados da Vigilância Epidemiológica, de Ibitinga, apresentados para este veículo em dezembro do ano passado, um total de 173.568 visitas foram realizadas este ano na cidade, onde o trabalho dos agentes foi procurar de larvas do mosquito Aedes Aegypti.
“Foi feito também um trabalho de densidade larvária, que é onde coletamos larvas encontradas nas vistorias e levamos para análise, e obtivemos um resultado satisfatório de 0,32% na cidade e 0,82% no Distrito de Cambaratiba, e esses resultados referem-se ao número de imóveis com larvas positivas para Aedes Aegypti”, explicou Márcio Magliocchi, Chefe da Seção de Endemias, ligado a Vigilância Epidemiológica, de Ibitinga, em entrevista, em dezembro.
Segundo Magliocchi, em todo o estado de São Paulo, houve um aumento no número de casos positivos da Dengue.
Época de reprodução do Aedes Aegypt
Com a chegada da época das chuvas, e o tempo quente, o ambiente fica propício para a proliferação do mosquito da Dengue.