O CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), vai abrir o período de inscrições para o Processo de Escolha de conselheiros tutelar municipais, no próximo dia 10, conforme edital publicado neste dia 30. A população irá escolher, entre os mais votados, cinco candidatos, que irão participar das ações que demandam de proteção a criança e adolescente, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), no período de 2024 a 2028. O salário do conselheiro tutelar é de R$ 2.872,97.
A presidente do CMDCA, Ana Paula Hermida Sacomano, afirmou que existe um processo seletivo. “Tem etapas para o processo de escolha de caráter eliminatório”, explicou.
A eleição dos candidatos vai acontecer no dia 1º de outubro, mas antes de concorrerem a uma das cinco vagas, cada um dos candidatos deverão ser habilitados, se por ventura, forem aprovados no processo seletivo, composto por prova teórica, que envolve conhecimentos específicos do ECA.
Neste último dia 28, foi publicado no Diário Oficial do município, a instituição de duas comissões pelo CMDCA; a do Processo Seletivo, e a do Processo Eleitoral, que ambas, tiveram representantes nomeados.