Na última sexta-feira (05), membros do Lions Club Centenário de Ibitinga participaram da inauguração do Centro de Reabilitação Aquática da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). Além do prédio, foi construída uma piscina aquecida adaptada para os alunos da entidade.
A obra, construída com recursos do Lions Club Internacional, e também com contrapartida da APAE, custou R$ 350 mil, aproximadamente. Os recursos começaram a serem buscados na gestão do ano de 2021 até agora, na gestão de 2023 do Lions Club Centenário de Ibitinga.
“A importância desse projeto é o Centro de Reabilitação. A gente sabe que a parte aquática para os alunos é extremamente importante. Este é um projeto essencial que há tempos estávamos tentando conseguir. É um projeto muito caro, e que se não tiver verba externa fica difícil”, explicou Dr. Eduardo Jacob, que foi presidente do Distrito Múltiplo do Lions Internacional, que ajudou para a conquista da verba internacional.
Além dos colaboradores e alunos da APAE, estiveram presentes na cerimônia, membros do Lions Club Centenário de Ibitinga, Dr. Ivanil de Marins (vice-presidente da APAE, representando o presidente Rogério Pizzi), o ex-presidente da APAE, Gustavo Pascoli, os vereadores Célio Aristão, Ricardo Prado, Janaína Bastos e Alliny Sartori, e Karolinne Silva Seraphim, representando a prefeita Cristina Arantes. O padre Paulo Eduardo Roda, da Paróquia São Paulo Apóstolo, também esteve na cerimônia.
A piscina
A piscina adaptada, e toda a sua estrutura, como banheiros, vestiários e etc, é usada para melhoria de pessoas portadoras de deficiências, como uma ‘fisioterapia aquática’. A hidroterapia, como é conhecida, ajuda na prática de exercícios, que estimulam a melhoria da coordenação motora, inclusão social, melhoramento físico e psicológico. Auxilia ainda no relaxamento muscular, alívio de dores e articulações, entre outros benefícios.