O Sindicato Rural de Ibitinga com extensão de base em Tabatinga, por intermédio de seu Presidente, Sérgio Quinelato, juntamente com sua Diretoria Executiva, divulga a edição mais recente do Monitoramento Agrícola (BMA), da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), sobre o desenvolvimento de cultivos nas principais regiões produtoras de grãos do país.
De acordo com o boletim, o aumento do volume de chuvas nessas regiões, entre 1º e 21 de maio, contribuiu para o desenvolvimento dos cultivos da safra de verão e inverno 2022/23, especialmente do milho segunda safra.
As temperaturas amenas também favoreceram a menor evaporação de água no solo. O fator manteve a umidade no solo em níveis satisfatórios para a semeadura, o manejo e o desenvolvimentos dos cultivos de segunda safra e de inverno no país.
Em relação ao milho, a Conab ressalta que o Índice de Vegetação dos principais estados produtores reflete a normalidade no desenvolvimentos das lavouras, destacando que “apesar do atraso na semeadura, o Índice está evoluindo acima da safra anterior e da média histórica em praticamente todas as regiões”.