Nesta quinta-feira (08), turistas de diversas regiões e a população visitaram a edição 2023 do Corpus Christi em Ibitinga. As ruas de dez quarteirões foram enfeitados com bordados, edredons, tapetes, travesseiros e artigos têxteis em geral. Neste ano de 2023 marcou a realização da 43ª edição do evento e a 41ª edição com ruas 'bordadas’, e foi presidida pelo Bispo da Diocese de São Carlos, Dom Luiz Carlos Dias.
Os bordados usados na decoração de todo o trajeto foram doados por empresas ibitinguenses, e deverão ser comercializados, pelo bazar da Paróquia do Senhor Bom Jesus, que reverte toda a renda em prol dos trabalhos realizados pela associação, entre eles, a manutenção e parte do custeio do Lar São Vicente de Paulo (Asilo).
A missa dos turistas aconteceu na Igreja Matriz às 10:00 horas. Antes, às 8:00 horas, outra missa marcou o início das celebrações. Às 15:00 horas foi celebrado a missa para os fiéis, e depois, por volta das 16:40 horas, houve a saída da procissão Corpus Christi.
A Cripta, com os restos mortais do menino Nelsinho também foi visitada pelos fiéis e turistas. O ibitinguense Nelsinho Santana, que a ele foram atribuídos milagres, está em processo de beatificação no Vaticano. Um quarteirão foi decorado com tema voltado para a beatificação de Nelsinho Santana.
Cerca de 500 barracas, aproximadamente, que comercializaram alimentos, ou roupas, marcaram a presença no retorno das atividades presenciais no evento. Uma empresa de segurança particular ajudou na fiscalização das atividades comerciais nas áreas próximas.
Além das ruas onde passou a procissão, outras foram interditadas para o trânsito de veículos, como parte da Rua José Custódio e a Rua Domingos Robert. Outras ruas, próximas da rodoviária, foram destinadas apenas para estacionamento de ônibus e vans de turistas.
Diversas partes da área central abrigaram banheiros químicos. O senadinho, atrás da igreja, abrigou um ponto de informações e apoio aos turistas.
Decoração
O tema do evento neste ano foi o da Eucaristia 2023: ‘Dai-lhes vos mesmo de comer”. Os quarteirões, estiveram abordando diversos temas. “Quase todos os quarteirões tiveram temas voltados da Eucaristia”, explicou um dos organizadores do evento, Dejanir Storniolo Júnior. Um quarteirão foi decorado com o tema do Menino Nelsinho.
Um dos quarteirões teve a exposição das atividades do Lar São Vicente de Paulo, que abriga idosos de Ibitinga e região, e é gerido com a arrecadação do evento, entre outras fontes de renda.
Outro, teve a exposição de bordados confeccionados de forma artesanal, como era feito antigamente, por maquininhas.
Manifestação de fé
O Corpus Christi é uma tradição da Igreja Católica desde 1264. Este é o único dia em que a eucaristia, que representa o corpo e sangue de Jesus Cristo, deixa o ambiente das igrejas e percorre as ruas das cidades entre os fiéis.
Veja todas as fotos do evento AQUI.