Ibitinga, Sábado, 23 de Novembro de 2024
Ibitinga: PM Ambiental combate pesca predatória de Tuvira
Pescadores foram flagrados capturando peixes com tamanho menores que o permitido, além, de usar apetrechos ilegais
Ibitinga: PM Ambiental combate pesca predatória de Tuvira
O Subtenente da Polícia Militar Ambiental de Ibitinga, Jovair França Júnior

   A Polícia Militar Ambiental de Ibitinga apreendeu, três embarcações e mais de 100 quilos de peixes da espécie Tuvira, nos últimos dois meses. Os envolvidos responderão em liberdade, a três processos na esfera administrativa, civil e penal. A ação, visa combater a pesca predatórias nos rios e na bacia hidrográfica em Ibitinga e região.

   De acordo com o Subtenente da Polícia Militar Ambiental de Ibitinga, Jovair França Júnior, a ação desmantelou um esquema de pesca predatória. “Os pescadores da região de Ibitinga, principalmente o pescador profissional, estão usando um método ilegal para a captura de Tuvira, que é um peixe usado como isca. A instrução normativa 26 de 2009, que é a instrução normativa que cuida da área da bacia hidrográfica do Rio Paraná, e dentre esta bacia, está o Rio Tietê, o Ribeirão dos Porcos, São Lourenço, Jacaré Pepira, Jacaré Guaçu, que são os rios da nossa região, proíbe a utilização de petrechos, tipo peneira, e no caso do peixe Tuvira, ele tem o tamanho mínimo para ser capturado, que é de 20 centímetros”, explicou o Subtenente Jovair.

Peca predatória

   A pesca predatória com fins comerciais do peixe Tuvira, para ser usado como isca por outros pescadores, causou a grande procura da espécie na região de Ibitinga.

   “Os pescadores profissionais, estão usando uma peneira artesanal e estão fazendo a captura de grandes quantidades de Tuvira. Esses peixes são comercializadas em um preço médio, para quem está revendendo, a R$ 5,00”, explicou o policial.

 “Nos últimos dois meses nós conseguimos flagrar aí, três grandes grupos de pescadores que estavam pescando de forma ilegal, que acabou culminando na apreensão da embarcação, do motor, e de todo o material. Um dos pescadores, inclusive, estava com 71 quilos de Tuvira capturadas, sendo mais de 600 peixes”, explicou o Subtenente.

   O tamanho mínimo para a captura de Tuvira, desde que seja utilizado o método correto e o petrecho correto, como a pesca com varinha, por exemplo, é de 20 centímetros de comprimento, conforme anexo da Instrução Normativa. 

     Qualquer dúvida ou denúncia a Polícia Ambiental de Ibitinga está à disposição, pelo telefone (16) 3342-4221.

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546