Por volta das 7:15 horas desta quinta-feira (05), a Polícia Ambiental de Ibitinga surpreendeu um pescador retirando redes que estavam armadas de forma ilegal, no rio Jacaré Pepira, no munícipio de Ibitinga. Um total de 26,90 Kg de peixes das espécies Curimbatá, Mandi Guaçu, Piava e Traíra, estavam na rede e foram apreendidos.
Os policiais abordaram o pescador e verificaram que naquele ambiente aquático, trecho do rio com aproximadamente 150 metros de largura, não é permitido armar redes de pesca com 190 metros de comprimento. De acordo com a Instrução Normativa Ibama 26/09, tal petrecho não pode ultrapassar 1/3 do ambiente aquático. Além dessa irregularidade, os policiais também constataram que o pescador havia armado duas redes de pesca a aproximadamente 20 metros de distância uma da outra, o que também é ilegal, pois a mesma Instrução Normativa prevê distância mínima de 150 metros uma da outra.
No total foram apreendidas 07 redes de pesca totalizando 1.240 metros de comprimento, um barco, um motor de popa e 26,90 Kg de peixes. Os materiais apreendidos estão depositados na Base Operacional da Polícia Ambiental de Ibitinga e os peixes, por estarem mortos e impossibilitados de serem reintegrados à natureza, foram doados a Associação Senhor Bom Jesus, Lar São Vicente de Paula, em Ibitinga. Além de ter todos os petrechos apreendidos, o pescador foi multado em R$ 1.538,00 e encaminhado ao Atendimento Ambiental no Município de Araraquara, onde responderá pelos seus atos na esfera administrativa. Segundo a PM Ambiental, criminalmente o pescador infringiu o artigo 34, § único, inciso II da Lei Federal 9605/98.