Na Sessão Legislativa da última terça-feira (01), o vereador Fernando Inácio questionou a porcentagem de assinaturas de comerciantes e moradores da antiga Avenida Japão, que concordam com o retorno do nome daquele logradouro. Ainda, Fernando perguntou os custos em cartórios para tal feito.
Na justificativa para aprovação do questionamento, Fernando explicou que o jornalista Roque de Rosa teve a sua homenagem, sobreposta em cima de outra homenagem à população japonesa, que como o jornalista, também teve contribuição ao desenvolvimento social e econômico para a nossa cidade. Ainda, Fernando explicou que na opinião dele, o jornalista merece uma homenagem inédita. Com o uso da palavra, Fernando explicou que fez o requerimento de informação, depois de ser questionado por comerciantes e moradores da referida avenida. “Se realmente, como dizem que existem muitos incontestes com essa troca, até fiquei surpreso que muitos comerciantes não fizeram a troca nos documentos”, argumentou. Segundo o vereador, existem comerciantes descontentes. “O percentual de pessoas x querem, e se eles realmente conseguirem as assinaturas”, explicou Fernando, afirmando que este pedido é dos comerciantes da avenida. Ainda o vereador comentou que pode até fazer um projeto para ser avaliado pelos demais vereadores, para trocar novamente o nome da avenida.
A resposta pode ser enviada para o Poder Legislativo dentro do prazo regimental.
Troca de homenagem
No dia 08 de agosto de 2019, a prefeita Cristina Arantes enviou um projeto de lei para a Câmara de Vereadores, estabelecendo a troca do nome da então Avenida Japão, para Avenida Jornalista Roque de Rosa. O projeto seguiu tramitando e foi aprovado.
Avenida Japão
A Avenida Japão recebeu o atual nome em março de 1964, quando o então prefeito Olderige Dall'Acqua sugeriu a alteração para os vereadores, da então 'Estrada de Borborema' para então, Avenida Japão.