Ibitinga, Terça, 03 de Dezembro de 2024
Complexo de Saúde da Santa Casa promoveu ações do 'Agosto Dourado'
Instituído pela Lei 13.435/2017, agosto é o Mês do Aleitamento Materno, quando são intensificadas ações de conscientização
Complexo de Saúde da Santa Casa promoveu ações do 'Agosto Dourado'
Foto: Divulgação / Assessoria de Imprensa

   O Complexo de Saúde Santa Casa e o GTH (Grupo de Trabalho de Humanização) realizaram uma programação especial dentro do hospital e no Centro de Especialidades, neste mês, para marcar o Agosto Dourado. Nos dias 30 e 31, houveram Palestras e Rodas de Conversa com as nutricionistas e enfermeiras Obstetras da instituição e convidadas, para falarem sobre a importância da amamentação. O público alvo foram os colaboradores do hospital e principalmente as mamães convidadas do ‘Grupo Gestar com Amor’. Houve também com a participação de diretoras e técnicos do SAMS (Serviço Autônomo Municipal de Saúde).

   Instituído pela Lei 13.435/2017, agosto é o Mês do Aleitamento Materno, quando são intensificadas ações de conscientização e esclarecimento sobre a importância da amamentação. O mês é conhecido como Agosto Dourado, já que esta cor destaca o padrão ouro de qualidade do leite materno.

   As enfermeiras obstetras da Consultoria Maternar, Aline Bueno, Lislie Horn, Drieli Lamarca e as enfermeiras obstetras da Consultoria Amar Amamentação, Pamela Cardilli e Beatriz Freitas, explanaram da ‘pega correta nos mamilos’, e sobre a Golden Hour, o parto humanizado, ressaltando ainda, os inúmeros os benefícios da amamentação para mamães e bebês. Já as nutricionistas Taline Parra e Claudia Arruda, destacaram a alimentação gestacional e puérpera, além dos benefícios do leite que a mãe produz ser o alimento que tem todos os nutrientes específicos para cada necessidade do filho, ao mesmo tempo em que estimula o desenvolvimento do sistema imunológico dos pequenos. 

   O leite materno evita doenças, porque contém imunoglobulina A, proteína que age na proteção das mucosas do sistema respiratório do bebê, evitando a progressão de infecções, além de reduzir a exposição e a absorção intestinal de alergênicos responsáveis pelas doenças respiratórias. Os bebês que mamam costumam passar menos tempo no hospital quando adoecem, têm menos resfriados no primeiro ano de vida, menos quadros diarreicos nos primeiros dois anos de vida, menos risco de obesidade e de diabetes médias. Para as mães, os benefícios da amamentação vão da redução de peso mais rápida no pós-parto a diminuição dos riscos de diabetes tipo 2 e  de câncer de mama e de ovário”.

   De acordo com a responsável pelas ações realizadas pelo GTH, Jordana Sanches, a estratégia da instituição visa oferecer informações e orientações sobre a amamentação e alimentação. No hospital isso já é feito diariamente, sempre incentivando a amamentação para cada mãe e bebê que se encontra internado na ala Materna.

Fonte: Assessoria de Imprensa

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546