No último dia 06, por volta das 23:30 horas, a Polícia Militar Ambiental de Ibitinga flagrou caçadores, nas margens do rio Jacaré Guaçu, no trecho entre as cidades de Tabatinga e Ibitinga. O flagrante aconteceu durante patrulhamento náutico, na Operação Independência.
De acordo com os policiais, não foram encontrados nenhum animal abatido pelos caçadores.
Ao todo foram avistados nas margens do rio, 4 homens, sendo que um deles estava empunhando uma arma de fogo, mas ao notar a presença da equipe tentou se desvencilhar do armamento e não obteve sucesso. Após a abordagem policial, uma garrucha de fabricação artesanal, apreendida.
O homem que estava da posse da arma, assumiu estar caçando e ser o proprietário dela, motivo pelo qual recebeu voz de prisão e foi apresentado na Delegacia de Polícia de Ibitinga, onde foi registrada ocorrência de apreensão de objeto. A arma estava carregada com uma munição calibre 38, pronta para o disparo. De acordo com o próprio autor, essa não é a primeira vez que ele é surpreendido portando arma de fogo, fato confirmado em seu histórico criminal.
Os infratores responderão pelos crimes previstos na Lei de crimes ambientais e também no estatuto do desarmamento.
Os indivíduos foram multados pela prática de caça de animais silvestres, conforme artigo 25 da Resolução SIMA 05/21 e terão que comparecer ao atendimento ambiental na cidade de Araraquara, onde prestação esclarecimentos na esfera administrativa.
Ainda foram apreendidos, o barco, o motor de popa, 02 facas, 01 bateria de automóvel utilizada no sealed bean, 01 arma de fogo e 01 munição calibre 38.