Ibitinga, Domingo, 24 de Novembro de 2024
Greening avança em pomares de citros em São Paulo
Conheça bactéria transmitida por mosquito que provoca danos irreversíveis às plantas
Greening avança em pomares de citros em São Paulo
Foto: Canal Rural/ Reprodução da Internet

   Quem olha para uma plantação com cerca de 12 mil pés, carregados de laranjas, não imagina o tamanho do desafio dos produtores de citros. O problema tem a ver com um inseto que mede cerca de dois milímetros. 

    O Psilídeo transmite a bactéria do Greening, que é a doença mais grave da citricultura. As plantas doentes não têm cura, as novas não produzem, e as adultas sofrem queda prematura de frutos. Para o produtor, não há outra saída a não ser erradicar o pomar. 

    Um levantamento do Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus) apontou que a incidência da doença aumentou de 24% para 38% desde 2022. São mais de 77 milhões de árvores doentes em todo estado de São Paulo. O clima ajuda a explicar esse crescimento. Longos períodos quentes e úmidos favorecem a proliferação do mosquito transmissor.

     Em alguns pomares, o índice de infestação é considerado baixo, mas isso basta para deixar produtores em alerta. Com o Greening por perto, o risco de o prejuízo ser elevado é grande. O dano é irreversível, provocando perdas, o que aumenta os custos da propriedade. 

     Há produtores que tentam impedir o avanço da doença com a aplicação de inseticida. A pulverização é feita a cada 15 dias, mas se a presença do mosquito é identificada, esse trabalho se torna mais intenso. 

     Outra forma de monitorar o mosquito transmissor são armadilhas adesivas. Os insetos são atraídos pela cor e ficam colados. Aliás, essa não é a única armadilha com cores, pois existe um produto que permite que as folhas fiquem brancas, evitando a presença do mosquito.

  Fonte: G1 Sorocaba.

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546