No último dia 21, durante a "Operação Dia da Árvore", a Polícia Ambiental de Ibitinga deu atendimento a um ‘Relatório de Informações Técnicas’, o que resultou em uma multa de quase R$ 4,2 milhões, para um fazendeiro. Segundo a Polícia Militar Ambiental, foi confirmado o confinamento de gado em área de vegetação do bioma do Cerrado.
A propriedade possui um total de 1.000 hectares, aproximadamente. De acordo com a PM, o relatório evidenciou, com imagens de satélite, uma constatação de diferença na densidade de vegetação nativa, além de marcas expressivas, de confinamento de gado.
No local, os policiais confirmaram a existência de cerca de 700 cabeças de gado, comprovando-se, ainda, a degradação em quase 600 hectares de vegetação nativa secundária, em estágio médio de regeneração.
Diante do exposto, os policiais aplicaram multa de R$ 4.186.350,00, com fundamento no art. 49 da Resolução SIMA 05/2021. Os animais foram apreendidos e a área embargada. O responsável responderá ainda, pelo crime ambiental, previsto no artigo 50, da Lei Federal nº 9605/98.