A Santa Casa de Ibitinga alerta para a chegada do período de maior incidência de escorpiões e outros animais peçonhentos.
Em reunião realizada dia 03 de outubro sobre revisão de atendimento à pessoas vítimas de acidente por animais peçonhentos, por serem o hospital referência que dispões do soro antiescorpiônico na região e devido a atual demanda regional, reforçaram que, em caso de acidente por escorpião, procurem imediatamente o Pronto atendimento do seu município, onde o médico fará a avaliação da gravidade do caso e após, se necessário, o paciente será encaminhado para Santa Casa de Ibitinga que já iniciará a infusão do soro antiescorpiônico durante o trajeto ao Hospital Carlos Fernando Malzoni de Matão, que é a referência em UTI pediátrica na Região.
A picada de escorpião causa dor imediata, podendo irradiar para o membro e ser acompanhada de adormecimento, vermelhidão, suor, entre esses sintomas como agitação, tremores, náuseas, vômitos e salivação excessiva dentre os mais graves. Quanto maior o tempo até o socorro médico maior índice de complicações e óbito, declarou Dr. Felipe dos Santos Nascimento, diretor Clínico da Santa Casa de Ibitinga.
Evite ocorrências mantendo os quintais limpos do acumulando entulhos, material de construção e resíduos orgânicos, uma vez que os escorpiões são normalmente encontrados em ambientes escuros úmidos e com pouca movimentação.
Entre as estratégias de cuidado estão: deixar lixeiras fechadas, colocar telas ou tampas dos ralos dos quintais pias e tanques, proteger e vedar as frestas das portas, janelas e muros, evitar deixar brinquedos e roupas no chão observar e agitar roupas e calçados antes de usar.
Conscientizar a população é o melhor caminho para que escorpiões não apareçam.