Cerca de 24 milhões de brasileiros estão inadimplentes e, deste total, 70% pertencem à classe C, ou seja, as famílias com renda mensal média de R$ 2.300 – mais da metade da população brasileira, segundo o Instituto Data Folha.
Mais de 59 milhões de brasileiros entraram para a classe C nos últimos 18 anos. Em 2014, a expectativa é de que a nova classe média chegue a 58% da população.
Para firmar a sua personalidade diante do grupo social a que pertencem, esses consumidores acabam gastando mais do que podem e chega à inadimplência, perdendo o crédito e sujando seu nome, diz o presidente do Instituto de Defesa do Consumidor, Donizete Piton.
Para que o sonho de poder consumir mais não vire pesadelo, é preciso cuidado. Preços baixos, descontos e facilidades de pagamento, como os parcelamentos com cartão de crédito, são os grandes vilões para quem não resiste às tentações à sua volta e acaba endividado.
Os maiores gastos de quem já possui saldo no vermelho são com roupas e eletrodomésticos. O segredo para não entrar nas dívidas sem fim é apenas um, dizem os especialistas - gastar menos do que ganha. Organização e força de vontade vêm juntas, já que resistir às tentações do consumo não é algo muito fácil em meio a tantas facilidades.