Na quinta-feira (26), uma equipe da Polícia Militar Ambiental da cidade de Ibitinga foi acionada para comparecer na cidade de Santa Ernestina, onde funcionários de uma usina local surpreenderam 4 indivíduos cortando bambuiras dentro da área de preservação permanente. Todos foram presos.
No local policiais abordaram os indivíduos, não sendo encontrado nada de ilícito. Questionados, sobre a vegetação as quais já encontravam se empilhadas, prontas para serem carregadas e eles informaram que estão no local desde a última segunda-feira, que eles cortaram as bambuiras sem a autorização da Usina responsável e que iriam vender o produto para o estado de Minas Gerais.
Realizada a mensuração da área degradada sendo constatado 0,1 ha em área de preservação permanente e 0,63 ha em área comum, porém por se tratar de vegetação exótica, nesse caso não gerou medida administrativa.
Diante da irregularidade constatada, receberam voz de prisão em flagrante referente a tentativa de furto, sendo conduzidos a delegacia de Polícia Civil de Santa Ernestina onde o delegado de plantão tomou ciência do fato e ratificou a voz de prisão.
Administrativamente foram lavrados os pertinentes autos de infrações com base no artigo 43 da resolução SIMA 05/21 e também incorreram em outro crime tipificado no artigo 38 da lei 9.605/98.