Ibitinga, Domingo, 28 de Abril de 2024
Ibitinga é certificada no Município VerdeAzul de 2023
Certificado reconhece trabalho em prol de municípios sustentáveis, e avalia 10 diretrizes, entre elas, Esgoto
Ibitinga é certificada no Município VerdeAzul de 2023
Além de Ibitinga, Iacanga, Tabatinga e Novo Horizonte receberam certificações, que foram divididas de acordo com a população

  O Governo de São Paulo entregou certificações a 280 municípios no nono ciclo do Programa Município VerdeAzul (PMVA), no último dia 19, em cerimônia, no Palácio dos Bandeirantes. Este ano, entre algumas mudanças nos critérios do programa, a principal delas foi a divisão das cidades em grupos, levando em consideração a população. As certificações de municípios sustentáveis aconteceram este ano nas categorias Certificado, Qualificado I e Qualificado II, conforme a pontuação obtida em grupos de acordo com a população de cada município.

 

Classificações de Ibitinga e cidades vizinhas

   Ibitinga conquistou a posição número 39, no grupo 3, das 412 cidades participantes – cerca de 60% dos municípios paulistas –, e obteve a certificação de ‘Qualificado II’.

    Iacanga, do grupo 2, conquistou a posição número 50, e obteve a certificação de ‘Qualificado I’.

    Tabatinga, do grupo 2, conquistou a posição número 79, e obteve a certificação de ‘Qualificado II’.

    Novo Horizonte, do grupo 2, conquistou a posição número 43, e obteve a certificação de ‘Qualificado I’.

 

O Programa Município Verde Azul

   O programa busca alinhar a gestão ambiental do Estado e das prefeituras, oferecendo capacitações e apoio técnico aos municípios. As ações são organizadas em dez diretivas nos seguintes temas estratégicos: Governança Ambiental; Avanço na Sustentabilidade; Educação Ambiental; Uso do Solo; Gestão das Águas; Esgoto Coletado e Tratado; Resíduos Sólidos; Qualidade do Ar; Arborização Urbana e Biodiversidade.

  Além do reconhecimento e inclusão no Ranking Ambiental dos Municípios Paulistas, os municípios certificados obtêm benefícios para obtenção de recursos estaduais em prol de equipamentos para a frota municipal, entre outros.

   Outro ponto do Programa Município VerdeAzul da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), é a importância do PMVA em preparar as cidades para uma economia verde, contribuindo para acelerar as metas de neutralização das emissões de carbono até 2050.

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546