O Governo de São Paulo entregou certificações a 280 municípios no nono ciclo do Programa Município VerdeAzul (PMVA), no último dia 19, em cerimônia, no Palácio dos Bandeirantes. Este ano, entre algumas mudanças nos critérios do programa, a principal delas foi a divisão das cidades em grupos, levando em consideração a população. As certificações de municípios sustentáveis aconteceram este ano nas categorias Certificado, Qualificado I e Qualificado II, conforme a pontuação obtida em grupos de acordo com a população de cada município.
Classificações de Ibitinga e cidades vizinhas
Ibitinga conquistou a posição número 39, no grupo 3, das 412 cidades participantes – cerca de 60% dos municípios paulistas –, e obteve a certificação de ‘Qualificado II’.
Iacanga, do grupo 2, conquistou a posição número 50, e obteve a certificação de ‘Qualificado I’.
Tabatinga, do grupo 2, conquistou a posição número 79, e obteve a certificação de ‘Qualificado II’.
Novo Horizonte, do grupo 2, conquistou a posição número 43, e obteve a certificação de ‘Qualificado I’.
O Programa Município Verde Azul
O programa busca alinhar a gestão ambiental do Estado e das prefeituras, oferecendo capacitações e apoio técnico aos municípios. As ações são organizadas em dez diretivas nos seguintes temas estratégicos: Governança Ambiental; Avanço na Sustentabilidade; Educação Ambiental; Uso do Solo; Gestão das Águas; Esgoto Coletado e Tratado; Resíduos Sólidos; Qualidade do Ar; Arborização Urbana e Biodiversidade.
Além do reconhecimento e inclusão no Ranking Ambiental dos Municípios Paulistas, os municípios certificados obtêm benefícios para obtenção de recursos estaduais em prol de equipamentos para a frota municipal, entre outros.
Outro ponto do Programa Município VerdeAzul da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), é a importância do PMVA em preparar as cidades para uma economia verde, contribuindo para acelerar as metas de neutralização das emissões de carbono até 2050.