No último dia 13, durante a ‘Operação Carnaval’, a Polícia Ambiental de Ibitinga intensificou o patrulhamento náutico e a fiscalização na região de Borborema (SP), sendo encontradas irregularidades em duas ocorrências.
Na primeira delas uma embarcação com 03 pescadores foi abordada e num primeiro momento, os pescadores relataram aos policiais que haviam capturado apenas peixes da espécie “Porquinho”, espécie esta considerada exótica e, portanto, liberada para a captura. Os policiais suspeitaram da situação e aprofundaram na fiscalização e, no interior do viveiro, existente sob um dos bancos da embarcação, localizaram peixe nativo escondido, sendo a sua captura proibida no período de piracema, o responsável teve a embarcação apreendida e recebeu multa.
Dando continuidade a fiscalização na região, os policiais ambientais iniciaram patrulhamento pelo Córrego do Fugido e surpreenderam 02 pescadores realizando o método de pesca conhecido popularmente como “Arrastão”. Os pescadores estavam utilizando uma rede de pesca de 50 metros de comprimento e 1,7 m de altura. Com eles foram apreendidos cerca de 10 Kg de peixes, que por estarem vivos, foram reintegrados à natureza. A rede foi apreendida e ambos foram multados.
Todos os envolvidos nas duas ocorrências foram encaminhados ao Atendimento Ambiental no município de Araraquara, onde responderão pelos seus atos na esfera administrativa. Criminalmente os pescadores infringiram o artigo 34, da Lei Federal 9605/98.