No próximo dia 20 de abril, o S.O.S. (Serviço de Obras Sociais) “Educandário Joanna de Ângelis”, completará 58 anos de fundação.
No local, cerca de 300 crianças carentes, com idade entre 6 e 17 anos, são atendidas no horário diverso do horário escolar. Instruções de artesanato em madeira, artesanato em tecido, informática, educação física e música, são ministrados para os alunos, com a ajuda de funcionários e voluntários. Aulas de reforço escolar, de Língua Portuguesa e Matemática, também são ministradas na entidade.
Os alunos também recebem alimentação no S.O.S., que atualmente, é presidido pelo empresário Sérgio Longhini.
Reforma e construção, com recursos da Chopicanha
A entidade já teve no prédio antigo, em 2016, a troca de parte do seu telhado, além da reforma no salão nobre, banheiros, cozinha, refeitório e salas de atividades; custeado com recursos da Chopicanha, realizada pela Loja Maçônica Estrela de Ibitinga.
Em 22 de maio de 2020, o empresário Manoel Roberto Alves Lopes e sua esposa Rita, doaram um terreno de mais de 6.220 metros quadrados, com toda a infraestrutura pronta, como terraplanagem, asfalto, galerias de água pluvial, muro de contenção, estrutura de energia entre outras benfeitorias.
Ainda em 2020, foi construído a quadra poliesportiva coberta, com banheiros e vestiários, com recursos doados pelo evento Chopicanha.
Atualmente, a construção de um prédio de aproximadamente 2 mil metros quadrados, está em andamento, para abrigar novas salas de aulas. Para esta construção, em 2023, o S.O.S. recebeu a doação de R$ 950 mil reais, oriundas do evento Chopicanha.
Fundação do S.O.S.
Em abril de 1966, Sebastião Sahão, foi o primeiro presidente do S.O.S, junto com Dr. Flávio Pinheiro, Cônego F. Saroni e o Profº Ayton A. Modé, que fundaram a entidade sem medir esforços.