Na sexta-feira (26), após receberem denúncia sobre o abate de pomba asa branca, ave pertencente a fauna silvestre, policiais ambientais foram até a residência do suposto autor, morador do Jardim dos Bordados, em Ibitinga e apreenderam uma pistola de pressão, marca Beeman, modelo P17, calibre 4,5mm, avaliada em R$ 850,00.
O autor dos fatos, a pomba morta e a pistola foram apresentados na Delegacia de Polícia de Ibitinga, com base no artigo 29, caput, da Lei Federal 9605/98, que criminaliza a caça de espécime nativa, prevendo pena de detenção de 06 meses a 01 ano para quem pratica esse tipo de delito. Na delegacia, o acusado foi qualificado e liberado.
Crime
A Polícia Ambiental aproveita para orientar a população não somente quanto a utilização desse tipo de arma contra a fauna silvestre, mas também quanto a possibilidade de atingir pessoas, pois apesar de não ser uma arma de fogo, sua utilização pode causar ferimentos graves e, dependendo da região que o disparo atingir, até mesmo a morte, como foi o caso de um adolescente de 13 anos no Estado do Paraná, ocorrido no dia 25/04.