O serviço do SAMU de Ibitinga já está em funcionamento desde a última quinta-feira 01, segundo a prefeitura. O atendimento é para urgência e emergência. A ambulância conta com aparelhagem de última geração como, por exemplo, aparelhos de oxigênio, desfibrilador, medicação de socorro imediato e até a possibilidade de realizar parto dentro da ambulância.
“O serviço do SAMU é comparado a um pronto socorro móvel, com aparelhos de ponta no atendimento de urgência e profissionais de competência para prestar socorro de complexidade”, explicou o prefeito durante visita às instalações do novo prédio que abriga o SAMU. O imóvel será apenas para guardar os equipamentos, o atendimento às vitimas é apenas no local da emergência.
A estrutura humana do SAMU em Ibitinga conta com profissionais da área médica, socorrista e enfermagem, totalizando 11 especialistas, que são divididos em turnos de trabalho. O atendimento do SAMU de Ibitinga abrange também as cidades de Tabatinga, Borborema e Itápolis.
O atendimento do SAMU é destinado para casos de complexidade, sendo os demais problemas de saúde amparados pelo corpo de bombeiros ou as ambulâncias do Sams.
O SAMU está alocado em um prédio na avenida perimetral, na entrada do bairro Jd. Eldorado, próximo ao trevo do Cristo e do pavilhão de Exposições da Feira do Bordado. O telefone de atendimento do SAMU é o 192 e o do corpo de bombeiros é o 193.