Ibitinga, Quinta, 21 de Novembro de 2024
Governo de SP entrega regularização fundiária em Borborema
Em 1925 foi inaugurada a Capela de São José, que norteou o crescimento e desenvolvimento da Vila Orestina
Governo de SP entrega regularização fundiária em Borborema

   A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SDUH) entregou, no último dia 29/04, a regularização fundiária de 86 moradias para famílias da Vila Orestina, em Borborema, Região Central do Estado. O investimento na ação foi de R$ 335,4 mil. Com presença do secretário da pasta, Marcelo Branco, a cerimônia começou por volta das 16h30, na Rua Santa Terezinha, Vila Orestina.
   A inciativa visa permitir que as famílias tenham o título de propriedade de seus domicílios, que foram regularizados pelo Programa Cidade Legal. Com a regularização, os moradores passam a ser legalmente proprietários de seus imóveis, antes em situação irregular. 

   A história do bairro, sempre atrelada a construções conjuntas, festas na praça, celebrações e partilhas entre os moradores, foi, porém, marcada pela ausência da regularização fundiária. Moradores e fazendeiros da Vila não contavam, até então, com a segurança jurídica que a escritura pode proporcionar às suas propriedades. Os investimentos municipais também foram limitados no local, devido à ausência de documentos legais que permitem ao poder público municipal a execução de obras e serviços. 

História do local

   Há exatos 100 anos, no final de abril de 1924, a partir de uma doação de terreno à Mitra Diocesana de São Carlos, feita por José Feliciano Ferreira (José Orestes), a Vila Orestina foi fundada. O local, denominado até então Patrimônio de São José do Novo Brasil, foi idealizado e construído com muito carinho por todos os que ali planejavam viver. Após o dia 3 de maio de 1924, data em que o Cônego Heriberto Goettersdoerfer benzeu solenemente o Cruzeiro, os fundadores e os paraninfos começaram a construir uma capela de São José, que foi finalizada em 1925 e inaugurada no dia de São José, santo padroeiro da Vila.

   Em 1960, com o crescimento e desenvolvimento da Vila Orestina, houve a necessidade de uma capela maior, que pudesse comportar mais fiéis e moradores. Assim, em 1960, iniciou-se a construção da Capela São Benedito, finalizada em dezembro 1964 com uma Santa Missa, festa e leilões.


 

 

 

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546