Em todo o Brasil, estima-se que o salário de final de ano tenha injetado R$ 118 bilhões na economia brasileira, segundo pesquisa do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Ainda a pesquisa realizada pelo SCPC, mostrou que, de cada dez entrevistados com dívidas em atraso, três pretendem usar o dinheiro extra para quitar as dívidas. Uma outra pesquisa da Confederação Nacional do Comércio aponta que 59% das famílias brasileiras estão endividadas. E dois em cada dez devedores têm dividas em atraso.
Segundo o SCPC, a inadimplência de janeiro a outubro deste ano foi 22% maior do que no mesmo período do ano passado. Mas o diretor do órgão, Fernando Consenza, diz que isso não é motivo para preocupação.
“As pessoas que agora estão inadimplentes, com algum planejamento e algum esforço, conseguem sair da inadimplência e se planejar para não voltar a se tornar inadimplente no futuro. Elas têm emprego, a renda delas está crescendo. Com planejamento, elas conseguem situação de equilíbrio”, acredita Fernando Consenza, diretor do SCPC.